Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/07/18 | Caio Daniel - CRN

CDP de Itatinga promove exposição com releituras de obras famosas

Evento foi prestigiado por convidados de instituições da sociedade e demais visitantes

Sempre pensando na ressocialização por meio do trabalho, arte, e educação, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itatinga promoveu, entre os dias 28 e 30 de maio, a 1ª Exposição de Obras de Arte dos reeducandos. A mostra ocorreu juntamente com a Jornada de Cidadania e Empregabilidade, o que possibilitou que visitantes que estavam na unidade prisional pudessem prestigiar a atividade.

O projeto foi idealizado pelo setor de educação e pelos professores da rede estadual que lecionam no presídio. A mostra teve como objetivo disseminar a arte por meio de releituras de obras de artistas renomados como Romero Britto e Hector Bernabó (Carybé). Os 30 reeducandos produziram cerca de 42 peças que foram expostas no pavilhão educacional do presídio. De acordo com os organizadores, os visitantes gostaram bastante do projeto desenvolvido e elogiaram os detentos pelo trabalho.

A pintura pode oferecer vários benefícios, como estimular a criatividade, imaginação e inspiração. Também é uma forma de se comunicar, pois o artista pode expressar sentimentos e emoções através dos desenhos e cores.

CDP de Itatinga

Desde sua inauguração - setembro de 2016 - o CDP de Itatinga vem promovendo ações que auxiliam no processo de reintegração social dos presos, como a Semana da Matemática, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os reeducandos também têm a oportunidade de trabalhar em empresas de confecção de prendedor, montagem de sacolas e componentes elétricos – todas instaladas na unidade prisional. Do mesmo modo, podem trabalhar como monitores de educação para a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

aasassa
Topo