Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

04/07/18 | Assessoria de Imprensa - SAP

Servidores da SAP são premiados por projetos de Eficiência Energética

Funcionários de presídios em São Vicente e Reginópolis foram contemplados

Funcionários das Penitenciárias "Dr. Geraldo de Andrade Vieira" de São Vicente I e "Sgto. PM Antonio Luiz de Souza" de Reginópolis II tiveram projetos premiados em cerimônia no auditório da Secretaria de Energia e Mineração, em São Paulo, no último dia 28 de junho. Os projetos foram elaborados como conclusão de curso denominado “Programa Educacional de Eficiência Energética” promovido pela CPFL Energia e pela Secretaria de Energia e Mineração.

A ação promoveu a capacitação de 318 servidores públicos de diferentes setores; destes, 199 eram da SAP. Foram ministradas três aulas presenciais em cada cidade participante, duas videoaulas e quatro palestras online. A premiação é resultado de um ranking que pontua a participação nas aulas teóricas e práticas, assim como a entrega de um Projeto de Eficiência Energética. O prêmio reconheceu as três melhores ideias em cada área de concessão sobre como utilizar a energia elétrica de forma eficiente em prédios públicos.

Foi premiado com o segundo lugar pela CPFL Paulista o servidor Alessandro Tonhão Riquete, da Penitenciária II de Reginópolis, e com o terceiro lugar na CPFL Piratininga, Luis Antonio Malaman, da Penitenciária I de São Vicente. Nos dois casos, os projetos já estão em fase de implantação nas respectivas unidades e envolvem principalmente a troca das lâmpadas comuns pelas de LED (Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz). As lâmpadas de LED têm várias vantagens em relação às tradicionais. Além de não possuírem em sua composição metais pesados como o mercúrio, o que garante um descarte mais seguro e a preservação do meio ambiente, elas são mais eficientes, pois transformam a energia absorvida apenas em luz, e não em calor como na maioria dos modelos tradicionais. Assim, não esquentam e ajudam a diminuir significativamente a conta de energia no final do mês.

Em Reginópolis, a iluminação da muralha foi trocada por luminárias de LED de 200 watts. Está em fase de implantação a troca nas celas por lâmpadas de LED de 7 watts e de 100 watts nos sistemas de emergência. Posteriormente, as da administração também serão substituídas. Em São Vicente, a parte administrativa e um dos raios já passou pela troca das lâmpadas de LED. Somente na unidade de Reginópolis, a economia estimada chega a 40%.

Em sua fala, o secretário da Administração Penitenciária saudou os 36.500 funcionários da Pasta como principais protagonistas no uso racional dos recursos. A energia elétrica, segundo Lourival Gomes, é uma das principais despesas da Pasta, perdendo apenas para pagamento de pessoal, alimentação e água. Ele destacou a necessidade de economizar energia sem perder qualidade na iluminação para atender à maior população prisional do país, com quase 230 mil presos – a segunda no ranking, Minas Gerais, não chega a 75 mil pessoas encarceradas.

Além do secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, participaram da cerimônia: João Carlos de Sousa Meirelles, secretário de Estado de Energia e Mineração; Henrique de Souza Ferraz, subsecretário de Energia Elétrica da Secretaria de Energia e Mineração; Coronel PM Robson Douglas, comandante do Comando de Policiamento do Interior 4 – Bauru; Marco Antonio Castello Branco, chefe de gabinete e relações institucionais da Secretaria de Energia e Mineração; Devanir Mantoani Junior, gerente de relacionamento com o Poder Público; Carlos Zamboni Neto, representando o presidente da CPFL Paulista e Piratininga; Jesus Nilton Sobrinho, diretor da Penitenciária II de Reginópolis; Itamar Rafael Batista, diretor da Penitenciária I de São Vicente; Paula Maria Goretti Pudles de Oliveira, executivo público do Grupo Setorial de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas e guardiã da economia da SAP; entre outras autoridades.

aasassa
Topo