04/07/18 | Pierre Cruz – Corevali

Reeducandos do Via Rápida participam de cerimônia de encerramento

Equipe da SAP e representantes de entidades públicas agradeceram aos detentos pelos trabalhos realizados

Reeducandos do programa Via Rápido Expresso, que trabalharam na revitalização dos prédios da Defensoria Pública do Estado em Taubaté e da Secretaria de Segurança Pública e Meio Ambiente do município, participaram da cerimônia formal de encerramento do curso nesta terça-feira, dia 3 de julho. Duas turmas de reeducandos que cumprem pena em regime semiaberto no Centro de Progressão Penitenciária "Dr. Edgar Magalhães Noronha" (CPP) de Tremembé, pintaram a estrutura dos imóveis do dia 4 a 29 de junho.

A celebração aconteceu nos locais onde os detentos realizaram as pinturas, em eventos separados e em sequência – às 9h e às 10h30. A primeira equipe, com 25 alunos, foi cumprimentada por defensores públicos na sede regional da instituição e, em seguida, representantes da Prefeitura Municipal de Taubaté receberam mais 25 sentenciados que revitalizaram a morada das Secretarias.

“É uma satisfação poder contar com o apoio de cada um dos alunos”, afirmou Luiz Antônio Silva Bressane, coordenador geral da administração da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. “Para nós, é importante que o trabalho seja sempre feito com o olhar no futuro, para que a vida desses senhores mude para melhor”, completou.

A equipe da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) esteve presente na celebração. Para o coordenador das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), Nestor Pereira Colete Junior, a participação no Via Rápida é uma oportunidade de ouro. “Esse é um ciclo de progressão, um degrau para que os presos sigam o seu caminho com tranquilidade e com a cabeça erguida”, considera.

Os resultados do programa são reconhecidos pelos reeducandos participantes. Para o sentenciado Sérgio, de 30 anos, essa é a oportunidade de escrever uma nova história. “Não tinha nenhuma outra formação antes de entrar no curso. Aprendi muito e tem sido uma atividade terapêutica para mim”, conta. O detento fez parte dos alunos que revitalizaram o prédio das Secretarias de Segurança Pública e de Meio Ambiente.

Na ocasião, a turma de reeducandos recebeu agradecimentos do diretor de Segurança da prefeitura, Euclides Maciel Alves Junior. “Só tenho a agradecer pelo trabalho dos alunos. Esse aprendizado é essencial para um recomeço e estaremos sempre de portas abertas para recebê-los quando estiverem reinseridos na sociedade”, afirma.

Qualificação profissional

O Via Rápida é uma parceria da SAP com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), que oferece qualificação profissional por meio de aulas de pintura de obras públicas. “O programa é importante porque eleva a autoestima dos sentenciados e permite que eles se destaquem profissionalmente, os que se dedicam conseguem chamar a atenção de contratantes e saem da cadeia com grande chance de conseguir um trabalho remunerado”, avalia Vanilda Silva Rosalino, diretora do Centro de Trabalho e Educação do CPP de Tremembé.

O curso é dividido em dois módulos: o primeiro, com carga horária de 30 horas, apresenta as técnicas de pintura de modo teórico, além de noções básicas de empreendedorismo; o segundo, com carga horária de 70 horas, é quando os alunos colocam em prática seus conhecimentos e pintam edifícios públicos.

Em janeiro e fevereiro, a unidade formou 50 alunos do curso, que realizaram a pintura da Escola Municipal Teixeira Pombo Comendador em Tremembé e o Departamento de Frota Patrimonial de Taubaté. Em julho, um novo grupo com 25 reeducandos trabalhará com o prédio da escola municipal taubateana Professor Walther Thaumaturgo. A cada 12 horas de participação no Via Rápida, os presos recebem um dia de remição.