29/06/18 | João Carlos Bigaran Júnior – Grate/CRN

Ações de prevenção e combate ao Mosquito Aedes Aegypti são feitas nas unidades prisionais da CRN

Brigadistas nos estabelecimentos penais atuam constantemente no combate aos focos do mosquito

As unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) desenvolvem, constantemente, ações relevantes contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypit. O Decreto Nº 62.130, de 29 de julho de 2016, criou as “Brigadas contra o mosquito Aedes Aegypti” com o objetivo de combater o mosquito vetor de transmissão da dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus em todo o Estado, e complementa a Resolução SAP Nº 21, de 20 de janeiro de 2016, que à época criou os Guardiões de Combate ao Mosquito da Dengue.

Os brigadistas nos estabelecimentos penais atuam no combate aos possíveis focos propícios para a criação do mosquito (locais com acúmulo de água), além de promover a contínua sensibilização dos servidores, sentenciados e visitantes por meio de palestras, fixação de cartazes, distribuição de folders, verificação e colocação de cloro e sabão em pó nos ralos e vasos sanitários que não são utilizados com frequência.

As diretorias das unidades e as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), com a colaboração de servidores, atuam em conjunto para que o mosquito não chegue às unidades prisionais da CRN. Minuciosas varreduras são realizadas nos espaços internos e externos das unidades com o intuito de encontrar e eliminar qualquer recipiente que possa armazenar água parada. Os bebedouros são diariamente limpos e higienizados.

Reeducandos que estudam nas escolas vinculadoras desenvolvem atividades curriculares sobre o tema como discussões, rodas de conversa, exercícios de reflexão e dramatização, sempre com orientação dos docentes da Rede Estadual. Neste contexto, a Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara, é um dos exemplos, desenvolvendo o Projeto "Cidade sem Dengue: Penitenciária em Ação" em parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria de Vigilância Ambiental em Saúde e Secretária de Estado da Educação (SEE), que consistiu em formar, como propagadores de boas práticas, cerca de mil sentenciados, através da aplicação de palestras e debates, assim como a confecção de "brinquedo didático" construído pelos próprios sentenciados com garrafas Pet e folha de E.V.A. , os quais foram distribuídos para as crianças nas creches municipais como forma lúdica de aprendizagem.

As secretarias municipais de saúde e vigilância epidemiológicas também apoiam as ações propostas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da CRN.

A soma desses fatores e o trabalho frequente, não só em épocas de campanhas quando há maior proliferação dos mosquitos, vêm alcançando o objetivo proposto, pois até o momento, não há registro de casos de dengue ou demais doenças relacionadas ao Aedes Aegypti nas unidades prisionais da região noroeste.