Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/06/18 | Caio Daniel - CRN

Penitenciária II de Balbinos promove casamento coletivo em celebração ecumênica

Padre e pastor deram a benção a sete casais; matrimônio ocorreu após cerimônia da Jornada de Cidadania e Empregabilidade

Uma das atividades promovidas pela Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária II “Gilmar Monteiro de Souza”, de Balbinos” (PII), foi um casamento coletivo, concedido à sete reeducandos e suas respectivas noivas – dois deles se casaram via procuração. O evento ocorrido em 22 de maio, garantiu aos presos o direito de se casarem em uma celebração religiosa mesmo estando reclusos. Representante do cartório civil também esteve presente para colher as assinaturas que legitimam a união.

Padre e pastor realizaram a cerimônia, que contou com a presença de outros sentenciados, autoridades e convidados que participavam da Jornada de Cidadania. Depois de um sermão sobre cuidados com família e a importância do matrimônio, os noivos disseram o esperado “sim” ao som de saxofone e aplausos dos espectadores. “Prometo ser fiel e respeitá-la até o fim”, declarou um dos sentenciados enquanto segurava as mãos de sua noiva.

Esse foi o primeiro casamento coletivo ocorrido dentro de um presídio na região. A ação é importante para a ressocialização dos presos, pois leva uma mensagem de motivação para uma nova vida. “O casamento ajuda no resgate da autoestima e os motiva a obterem nova identidade, agora como maridos, isso os ajudará no processo de retorno à sociedade”, explicou uma das autoridades participantes do evento.

Jornada de Cidadania e Empregabilidade

A 3ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade na PII de Balbinos, contou com uma série de ações para os presos como o mutirão de documentação: emissão de 80 cédulas de identidade, 173 certidões de nascimento e casamento e 51 carteiras de trabalho. Houve também plantão de atendimento com advogados, exibição de palestras com temas como Marketing, Empreendedorismo, Educação e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além da realização de exames de saúde e vacinação.

aasassa
Topo