Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/06/18 | Caio Daniel - CRN

Penitenciária Feminina de Pirajuí promove a campanha “Junho Vermelho”

Palestras incentivam doação de sangue e medula óssea

A Penitenciária Feminina (PF) “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí promoveu a campanha “Junho Vermelho”, que visa estimular a população a doar sangue. A ação acontece em junho, pois existe uma baixa adesão dos doadores nessa época do ano, o que agrava ainda mais a disponibilidade nos bancos de sangue. De maneira geral, o brasileiro não é adepto deste gesto que pode salvar vidas: Pesquisa Datafolha realizada em 2017 no Estado de São Paulo revelou que 92% dos entrevistados não haviam doado sangue nos últimos 12 meses.

Com o objetivo de reverter esses números, a PF de Pirajuí realizou atividades para promover a doação de sangue e medula óssea entre os servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). No dia 4 de junho, ocorreu a palestra “Doar sangue é compartilhar vida”, por Dayane Galletti dos Santos. Já no dia 7, o tema foi doação de medula óssea, com Lucimara Aparecida Faustino Custódio, que ensinou os procedimentos e a importância da doação da medula óssea, além de captar e atualizar o cadastro de doadores entre os funcionários. Ambas são assistentes sociais que atuam na captação de doadores de sangue na Faculdade de Medicina (Famema) e Hemocentro de Marília.

O “Junho Vermelho” também busca alertar a população sobre a realidade de hospitais e hemocentros, que estão com estoques de sangue em baixa, e incentivar a doação de sangue. O ato, além de ser um bem inestimável para quem precisa receber, promove a cidadania e o amor ao próximo.

A campanha aproveitou para abordar sobre a doação de medula óssea, que é a matriz do sangue e localiza-se na parte interna dos ossos. Nela estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Os receptores de medula óssea são pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias, aplasia de medula óssea e crianças com doenças genéticas.

Neste sentido, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), espera que a ação da PF de Pirajuí, incentive mais unidades prisionais a participarem da campanha e que ao longo dos anos esse trabalho ganhe força junto à comunidade e aumente o número de potenciais doadores, melhorando a oferta de sangue e medula óssea nos hemocentros.

Como doar

No Estado de São Paulo, os locais de doação de sangue em sua cidade ou mais próximos, estão disponíveis no site www.eudousangue.com.br/onde-doar.

Para informações sobre como se tornar um doador de medula óssea, acesse: http://redome.inca.gov.br.

aasassa
Topo