27/06/18 | Eliane Borges - Croeste

Reeducandos de Presidente Bernardes revitalizam Lar de Menores

Instituição localizada em Santo Anastácio ganhou nova pintura com mão de obra prisional

Na primeira quinzena de junho, 25 reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara”, de Presidente Bernardes, se empenharam em revitalizar o prédio do Lar de Menores “Divina Providência”, em Santo Anastácio, que atende crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social. O trabalho é fruto do curso profissionalizante de pintor, que leva qualificação aos estabelecimentos prisionais pelo Programa Via Rápida Expresso e beneficia diversos órgãos públicos.

A ação promoveu melhorias na parte externa da edificação e no pátio interno, contribuindo assim com a sociedade em geral e com os atendidos e, ao mesmo tempo, proporcionando aos sentenciados da Ala de Progressão Penitenciária (APP), mais uma oportunidade de ressocialização e aprendizado profissional que poderá ser colocado em prática quando ganharem a liberdade.

“Somos uma entidade que, assim como todas as outras, enfrentam dificuldades financeiras e necessitam de parcerias como essa para a manutenção. Por isso, gostaríamos de agradecer a ajuda, pois há tempos precisávamos de uma pintura e, sem os reeducandos, não sabíamos quando isso seria possível”, enfatizou a coordenadora do estabelecimento, Stefânia Ciriaco de Jesus Sanches.

Segundo a coordenadora, o trabalho dos reeducandos contribuirá para um melhor atendimento ao público, além de gerar economia ao estabelecimento, pois tanto a mão de obra quanto os materiais utilizados foram oferecidos gratuitamente por intermédio do Programa Via Rápida Expresso, do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), via Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Instituição

O Lar de Menores “Dr. Arthur Ramos e Silva Júnior”, de nome fantasia “Divina Providência”, desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes de seis a 15 anos. No local, são atendidos atualmente 85 menores, em período contraturno escolar, que participam de atividades diversas desenvolvidas por educadores como: aulas de canto, informática, artesanato, karatê e futebol. A direção é composta por voluntários e os recursos, advindos de parceria com a prefeitura e doações de empresas e comunidade em geral.