Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/06/18 | Kelma Jucá – Corevali

Reeducando vence Concurso de Redação da DPU

Fábio Alves Medeiros concorreu com mais de 2 mil presos no Estado de São Paulo

O vencedor estadual do 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU) recebeu o prêmio da categoria, no dia 13 de junho, na sala da diretoria da Penitenciária II (PII) de São Vicente. Fábio Alves Medeiros, de 39 anos, era um dos 2.576 reeducandos inscritos em toda a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

À época do concurso, em agosto do ano passado, ele estava recluso na Penitenciária I (PI) “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, onde recebeu preparação para participar da prova de redação que tinha como tema “Mais Direitos, Menos Grades”. O reeducando ficou em primeiro lugar no Estado de São Paulo, na categoria para alunos em situação de privação de liberdade no sistema prisional brasileiro. Quando ganhou progressão de regime, em março deste ano, foi transferido para a Ala de Progressão da PII de São Vicente, na Baixada Santista, região onde mora a família do sentenciado.

Como prêmio, Fábio ganhou um tablet das mãos da defensora pública Paula Barbosa Cardoso, em cerimônia reservada que contou com a presença do pai, José Alves Medeiros, de 63 anos – para quem o reeducando cedeu o prêmio.

Preso há 5 anos por tráfico de drogas, Fábio voltou a estudar em 2015 quando foi matriculado na 5ª série do Ensino Fundamental e cursou até o 1º ano do Ensino Médio. Recluso, o sentenciado participou de aulas preparatórias intensivas para o concurso.

Fábio aprendeu a usar o tempo disponível para escrever cartas e, assim, manter contato com a família. Desde que entrou no cárcere, escreveu uma média de 250 cartas. “Escrever me liberta”, poetiza.

Sobre a classificação no Concurso de Redação, Fábio se diz surpreso. “Não imaginava que iria tomar essa proporção. É como um divisor de águas, que me estimula a percorrer outro caminho, que não o do crime”, declarou.

aasassa
Topo