19/06/18 | Armando de Lima - Funap

Funap e SAP realizam 1ª entrega de certificados do PET no CDP de Campinas

A cerimônia contou com duas apresentações musicais de reeducandos

No último dia 13 de junho, 22 reeducandos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Campinas receberam certificados do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET) – “De Olho no Futuro”, política pública da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) desenvolvida e aplicada pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). Esta é a primeira turma a concluir módulos da iniciativa nesta unidade.

A cerimônia ocorreu dentro de um dos pavilhões de habitação do CDP, local onde foram realizadas todas as aulas do programa. Diferentemente de outras estruturas, construídas com espaços exclusivos para práticas educacionais, os CDPs são concebidos para atender pessoas que ainda respondem seus processos e estão em trânsito no sistema prisional. Por conta desta especificidade, certificações como esta são consideradas um avanço nos atendimentos do PET – “De Olho no Futuro".

Durante a solenidade, que contou com duas apresentações musicais dos reeducandos, o diretor do CDP de Campinas, Ederson Nogueira Caires, usou de sua fala em tom de gratidão. “Agradeço em primeiro lugar vocês, participantes do projeto, pelo comprometimento. Obrigado também à Funap pela parceria, tão importante para isso se concretizar”, afirma o diretor.

O diretor de Atendimento e Promoção Humana da Funap, Felipe Amaro dos Santos Neto, ressaltou o desafio de executar os módulos em um CDP. “Educação não é feita apenas com lousa, carteiras e cadernos. Ela acontece em qualquer lugar, desde que tenhamos pessoas engajadas. E são de pessoas assim que precisamos, principalmente neste momento difícil em que vivemos”, discursou Neto.

Após a entrega dos certificados, houve ainda um momento de reflexão durante a fala da coordenadora de projetos da Gerência Regional da Funap em Campinas, Larissa Rodrigues, que abordou a superação como instrumento fundamental na vida em sociedade, além de aproveitar o momento para parabenizar os alunos presentes.

Monitor destaca pluralidade da “sala de aula”

W. M., de 38 anos, cumpre pena no CDP de Campinas há nove meses. Sete deles foram como monitor preso da Funap para execução dos módulos do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”. Formado em psicopedagogia, antes de sua prisão ele chegou a trabalhar como educador, mas, afirma que a experiência de lecionar no sistema penitenciário é completamente diferente. “É totalmente novo para mim. Preciso lidar com um público muito diverso, em todos os sentidos. E isso é desafiador”.

O monitor analisa que esta pluralidade proporciona um ambiente de rica discussão. Segundo ele, diferentemente das práticas para pessoas em liberdade, a educação no cárcere tem uma carga elevada de questões emocionais em seu processo “São vários perfis. Minha pedagogia é de inclusão, logo, temas como raça, gênero, classe, etc., são parte do processo. E tratamos tudo isso dentro dos módulos e palestras”, analisa o educador.

Sobre o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”

O Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro” contribui para a inclusão social de pessoas em privação de liberdade, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, geração de renda e participação na sociedade. Inclui atividades voltadas para a formação social e profissional do reeducando, além de atividades culturais e artísticas.