Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

19/06/18 | Pierre Cruz – Corevali

Corevali realiza mais de 10 mil atendimentos em Jornadas de abril e maio

Presos do Estado de São Paulo passaram por exames de saúde, consultas jurídicas e regularização da documentação

Nos meses de abril e maio de 2018, a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) realizou 10.641 atendimentos a reeducandos durante edições da Jornada de Cidadania e Empregabilidade pelo Estado de São Paulo. No bimestre, o evento aconteceu em Tremembé, em São José dos Campos, em Suzano e em Praia Grande com um mutirão de serviços nas áreas da saúde, dos direitos e deveres de cidadão e do âmbito jurídico.

A ocasião celebra as atividades já vigentes no funcionamento dos estabelecimentos penais e tem o objetivo de preparar detentos nos projetos de vida fora da prisão. Palestras e apresentações culturais fazem parte da programação.

Em Tremembé, os sentenciados Erick, de 29 anos, e Levi, de 28, prepararam um número musical com canções famosas e também de autoria própria para a abertura da Jornada no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) "Dr. Edgar Magalhães Noronha" de Tremembé. “Cantávamos juntos na igreja antes de chegarmos aqui, este é um momento em que eu sinto esperança de me desvincular do mundo do crime”, afirma Erick.

As presas da Penitenciária Feminina I "Santa Maria Eufrásia Pelletier" de Tremembé, participaram de palestras sobre relacionamentos familiares e interpessoais, oficinas de maquiagem e penteados, e de peças teatrais da Companhia da Comédia, coordenada pela equipe da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap). A detenta Ariane, de 23 anos, fez parte do elenco das duas apresentações cômicas do evento. “É bom saber que tem gente que se preocupa conosco, que nos faz rir em um lugar com tanta tristeza”, revela.

Na segunda metade de abril, as edições aconteceram em São José dos Campos, no Centro de Detenção Provisória (CDP) e no Centro de Ressocialização Feminino (CRF). Em maio, a Jornada chegou ao Alto Tietê e na Baixada Santista, nos presídios de Suzano e de Praia Grande.

Rodolfo, de 39 anos, chegou à unidade do litoral sem nenhuma documentação e aproveitou a oportunidade para se regularizar. “Não vou sair daqui com uma mão na frente e outra atrás, quero conseguir um emprego e voltar para sociedade”, afirma. Ao todo, a Corevali emitiu 567 documentos civis, como RG, CPF, carteira de trabalho e título de eleitor, além de ter feito a solicitação de 715 certidões.

A última edição do mês aconteceu na Penitenciária I "Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra" de Tremembé, no dia 23. Na ocasião, o Conselho da Comunidade de Taubaté acompanhou a atualização de status jurídico de detentos da unidade, quando 18 reclusos progrediram para o regime semiaberto, três foram para o regime aberto e sete receberam liberdade condicional. Em todo estado, foram 1.649 atendimentos na área feitos por unidades prisionais vinculadas à Coordenadoria.

Atendimentos na área da cidadania nas Jornadas de abril e maio:

Emissão de certidão de nascimento/casamento/óbito: 715
Emissão de cédula de identidade (RG): 303
Emissão de CPF: 215
Emissão de carteira de trabalho: 45
Emissão de título de eleitor: 4

Atendimentos na área da saúde nas Jornadas de abril e maio:

Testes de HIV e DSTs: 1.066
Aferição de pressão: 483
Consulta de oftalmologista: 130
Consulta de oftalmologista: 32
Exame de baciloscopia do escarro: 33
Teste de glicemia: 101
Vacinação (gripe ou atualizações): 573
Consulta com dentista: 44
Consulta de enfermagem: 30
Consulta com clínico geral: 706
Orientações sobre saúde feminina: 176
Exame de eletrocardiograma: 25
Exame de escabiose: 167
Consulta com psiquiatra: 13
Atendimentos diversos: 354
Orientações sobre saúde sexual: 1.500

Atendimentos jurídicos nas Jornadas de abril e maio: 1.649

Participação em palestras nas Jornadas de abril e maio: 2.033

Atendimentos social a famílias nas Jornadas de abril e maio: 43

Cortes de cabelo nas Jornadas de abril e maio: 201

aasassa
Topo