19/06/18 | Amanda de Oliveira - CRC

PF de Mogi Guaçu completa três anos

Data foi celebrada com cerimônia de Ação de Graças

Em uma cerimônia de Ação de Graças, a Penitenciária Feminina (PF) de Mogi Guaçu, unidade subordinada à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), celebrou três anos de existência no dia 25 de maio.

Com vagas para 849 detentas, sendo 741 em regime fechado e 108 em regime aberto, a PF faz parte do Plano de Expansão das Unidades Prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária e foi inaugurada em maio de 2015 com o objetivo de atender a demanda regional.

A unidade possui celas especiais para deficientes, para as mães com bebês e uma creche. No local há também uma padaria onde as detentas aprendem o ofício, salas de aula e um parque destinado aos visitantes. Além de vários projetos na área da saúde, educação e trabalho.

Entre os projetos voltados à saúde está o Programa de Atividades de Educação em Saúde Para Mães e Bebês de 0 a 6 meses, realizado por profissionais voluntários da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na área do trabalho, o estabelecimento penal possui diversas parcerias com empresas privadas que contratam a mão de obra carcerária, dando oportunidade às reeducandas de aprender a confeccionar roupas, pallets, embalagens, rabiolas, pastas e sacolas, além de fazer a coleta de materiais recicláveis.

Já os projetos voltados à educação envolvem o curso de Contabilidade e Projeto Eva – confecção de sabonetes artesanais, entre outros.

Além desses trabalhos, a unidade também conta com a participação de entidades religiosas. Recentemente a PF ganhou um espaço de descanso, por meio de uma ação voluntária, feito pela Igreja Batista de Campinas.

A diretora Daniele de Freitas Melo, durante a cerimônia, relembrou toda a trajetória do presídio, o apoio dos parceiros e disse que o momento era para comemorar as vitórias no quesito ressocialização das mulheres que por ali passam. Freitas aproveitou para agradecer às instituições pelo apoio que a penitenciária tem recebido, ajudando na evolução das mulheres privadas de liberdade.

Durante a cerimônia de Ação de Graças houve a exposição dos trabalhos confeccionados pelas reeducandas, a entrega de 23 certificados do curso Via Rápida e a apresentação da Corporação Musical Marcos Vedovello.