Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

14/06/18 | Amanda de Oliveira – CRC

CR de Sumaré oferece curso de Auxiliar Administrativo aos reeducandos

Quinze detentos estão se especializando em curso de administração de empresas

O Centro de Ressocialização (CR) de Sumaré, subordinado à Coordenadoria da Região Central (CRC) está ofertando à 15 reeducandos da unidade, um curso de Auxiliar Administrativo às quintas-feiras, no período da manhã. A capacitação oferece certificado e o conteúdo ministrado é voltado a preparação do preso para o mercado de trabalho e ao empreendedorismo.

De acordo com o diretor substituto da unidade, Rui Fernando de Oliveira, um curso como esse, onde o instrutor passa uma base sobre controle de fluxo de caixa e ensina a separar as despesas pessoais das que gasta no empreendedorismo, ajuda a ampliar a visão do reeducando em relação ao mercado de trabalho.

Ministrado pelo contador do município de Paulínia, Claudeir Afonso Silveira, o curso é dividido em dez módulos de duas horas, com a base curricular voltada para noções gerais da administração de empresas, como recepção, logística, fluxo de caixa, marketing, entre outros. “É ensinado um panorama geral de como funciona uma empresa desde a linha de produção até a presidência, como funciona a hierarquia dentro de uma organização, qual sua finalidade e por que deve ser respeitada. Os reeducandos também adquirem noções de como se comportar em uma entrevista de emprego, o que se deve colocar em um currículo e ainda adquirem dicas de produção de uma boa escrita”, diz Silveira.

Essa é a primeira turma do curso no CR, uma parceria entre a unidade e a ONG 4Next Brasil, assim como o projeto ‘Foste me Ver’. Para participar do curso o reeducando necessita apenas saber ler e escrever para compreensão do material e responder as avaliações dos módulos.

A previsão do término do curso é em junho e o diretor do presídio, Dalber Possato pensa em manter a parceria com a ONG e realizar outros cursos no CR.

A expectativa

As oportunidades concedidas pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) têm ofertado às pessoas privadas de liberdade grandes chances de mudança de vida. Nilton César dos Santos, que está cumprindo pena há mais de quatro anos por envolvimento com drogas está na expectativa de aprender coisas novas, e vê nesse e nos próximos cursos que pretende fazer no CR, a possiblidade de conseguir sustentar a família, quando estiver em liberdade.

Para o reeducando, o curso de auxiliar administrativo tem sido de grande valia para ampliar os conhecimentos e a didática do professor tornam as aulas ainda mais atrativas. “O curso é bom e a maneira do professor ensinar, nos ajuda a entender melhor o assunto”, conta o reeducando.

aasassa
Topo