14/06/18 | Sonia Pestana – Coremetro

Dia das Mães: momento de reflexão

Ações diversificadas sobre o papel das mães na família e na sociedade atual, marcaram o mês de maio nas unidades prisionais da Coremetro

Na segunda quinzena do mês de maio os estabelecimentos penais alteraram parte da rotina de trabalho para uma justa homenagem. De forma coerente e cheia de emoção, as 28 unidades da Coordenadoria da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), pertencentes à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), promoveram inúmeras ações de reflexão sobre o importante papel das mães servidoras do sistema prisional.

Nessa linha de pensamento o que imperou foi a criatividade. Enquanto algumas unidades promoviam sorteios e dinâmicas, outras levaram profissionais de beleza para dar dicas de cuidados com a pele e auto-massagem. Rodas de conversas sobre rotinas maternas também foram enfocadas, ao mesmo tempo em que se promoviam a reflexão sobre a contribuição das mães na estrutura familiar e em todos os setores da sociedade.

De uma forma ou de outra as unidades da Coremetro reservaram um tempo de qualidade para todas as servidoras. Não faltaram cartazes de felicitações, distribuição de flores de tecido, plantas suculentas, bombons, kits de beleza, além de cuidados com o corpo, como limpeza de pele, massagens terapêuticas e depilação. Já em outros estabelecimentos penais da Coremetro, os cuidados especiais envolveram a promoção de cines debates, música ao vivo e palestras de empoderamento da mulher.

Unidades que promoveram homenagens às mães

Entre os Centros de Detenção Provisória (CDP) pertencentes à Coremetro, destacaram-se ações nas unidades de Belém I, Feminino de Franco da Rocha, Guarulhos I e II, Itapecerica da Serra, Mauá, Osasco I e II, Pinheiros I, II e IV, Santo André e Vila Independência. Quanto aos Centros de Progressão Penitenciária (CPP) estão as unidades de Franco da Rocha e São Miguel Paulista. Já em relação às Penitenciárias figuram os presídios de Franco da Rocha I, II e III, Guarulhos I, Femininas da Capital e Santana, além de Parelheiros e da própria Coremetro.