Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/06/18 | Amanda de Oliveira - CRC

CR de Limeira realiza Curso de Segurança Alimentar

Ação foi uma iniciativa do Programa Semear em parceria com a SAP

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em parceria com o Instituto Ação Pela Paz, por meio do Programa Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social de Recuperando (Semear), realizou no Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, um Curso de Segurança Alimentar durante o mês de abril.

A capacitação teve por objetivo beneficiar os servidores e reeducandos para melhorar a qualidade das refeições na unidade, contando com formação na área de nutrição, criação e elaboração de cardápios, manipulação dos alimentos, gastronomia e higiene em geral.

Segundo o diretor da unidade prisional, José Paulo da Silva, o curso foi completo no sentido de que houve o aprendizado do preparo de uma alimentação saudável, utilizando-se menos óleo de soja e glúten.

As aulas práticas e teóricas foram ministradas dentro do estabelecimento penal por profissionais do Sesi, totalizando 16 horas de ensino e aprendizagem, divididos em seis módulos. Segundo a professora de nutrição, Luisa Rodrigues da Silva, os participantes receberam orientação de como utilizar forno e fogão, fazer o congelamento correto dos alimentos e cozinhar fazendo economia, diminuindo a quantidade de alguns ingredientes.

Para que fosse concluído o curso a unidade desenvolveu uma horta interna, capacitou os reeducando para cuidar dos procedimentos de plantio, produção e colheita, além de fazer a troca do piso da cozinha.

O juiz corregedor do Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim), Luiz Augusto Barrichello Neto, estava presente na cerimônia de entrega dos certificados aos 21 reeducandos que concluíram a capacitação, e disse que o curso foi algo muito benéfico para o CR, mesmo sendo relativamente curto, trouxe várias informações. O magistrado ainda aproveitou o momento para agradecer ao Instituto Ação Pela Paz pelo apoio que tem dado ao sistema prisional.

“Estou muito satisfeito pelo apoio que o Instituto tem dispensado às unidades prisionais. Almejo mais cursos com essa mesma formatação teórica e prática”, finalizou Barrichello.

Programa Semear

O Semear foi instituído pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do provimento 30-2014. Para viabilizar a implantação do programa, em 2015, foi realizado um termo de cooperação entre o Poder Judiciário, a SAP, a Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG) e o Instituto Ação Pela Paz.

Segundo a diretora executiva do Instituto, Solange Rosalem Senese, o Semear consiste em um conjunto de iniciativas que comprovam a recuperação da pessoa presa e egressa. Foi inspirado em dois modelos de unidades prisionais: Centro de Ressocialização e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Dessa forma, as assistências já oferecidas pelo Estado são potencializadas - saúde, cursos de qualificação profissional, aproximação familiar e fortalecimento de vínculos e melhorias nas condições dos que convivem nos presídios, incluindo os agentes prisionais. Em São Paulo está sendo desenvolvido em Limeira e Rio Claro.

aasassa
Topo