Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/06/18 | Pierre Cruz - Corevali

PII de São Vicente encerra Semana da Matemática

Presos participaram de atividades interdisciplinares e se prepararam para a 14ª OBMEP

A Penitenciária II (PII) de São Vicente encerrou, no dia 17 de maio, a 1ª edição da Semana de Matemática na unidade. Cerca de 60 reeducandos por dia participaram de atividades educacionais, como apresentação de filmes, jogos de lógica e oficinas. A intenção do evento foi apresentar a disciplina aplicada a diferentes situações do cotidiano, além de preparar os reeducandos para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A ação foi organizada pela Secretaria da Educação, por meio dos docentes do ensino obrigatório na unidade, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). No balanço do diretor do Centro de Trabalho e Educação da PII de São Vicente, João Carlos Ferreira de Lima, o projeto alcançou o objetivo de desmistificar as peculiaridades da matéria para os presos. “Mostramos aos estudantes que a matemática está presente em tudo, desde as coisas mais simples às mais complexas”, afirma.

Para Jerson, detento de 43 anos, que completa o sexto ano do ensino fundamental, a oportunidade de praticar exercícios de forma interdisciplinar é fundamental para desenvolver suas habilidades de cálculo. “Eu me afastei bastante dos estudos na rua. Aqui eu comecei a abrir e afeiçoar a mente, o meu interesse é o de progredir”, declara.

“Eu acredito no potencial dos alunos, temos reeducandos daqui que, com certeza, serão os engenheiros do futuro”, acredita a professora Maria Cristina Macedo de Matos, organizadora do projeto. “A nossa intenção foi a de fazer com que os detentos consigam visualizar a matemática além do conteúdo escolar, como ela funciona no dia a dia”, explica.

A Semana antecedeu a 14ª OBMEP, que teve a prova da primeira fase agendada para o dia 5 de junho. Neste ano, 86 detentos da unidade estão inscritos para a competição – 12% a mais do que em 2017. Em toda a Baixada Santista, 276 presos estão inscritos para a prova.

aasassa
Topo