Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/06/18 | Caio Daniel - CRN

Reeducando da PII de Reginópolis ganha bolsa no Prouni para cursar Educação Física

Bom resultado no Enem garantiu uma bolsa de 50% para o sentenciado; curso teve início em março

Um reeducando que cumpre pena em regime fechado na Penitenciária II “Sargento PM Antônio Luiz de Souza” de Reginópolis conseguiu bolsa parcial para cursar licenciatura em Educação Física via Educação à Distância (EAD). A conquista obtida foi devido a uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal.

A parceria entre faculdade e Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) permite que o sentenciado inicie o curso superior mesmo estando recluso. De acordo com a diretoria de trabalho e educação do presídio, todo o material pedagógico é enviado pela instituição de ensino e o reeducando pode acessar livros para pesquisa na sala de leitura da escola. “Com o cadastro da minha nota no Prouni, fui selecionado e aceito com uma bolsa parcial de 50% na Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe) e optei pelo curso de licenciatura em Educação Física. Desde então, passei a usar a sala de leitura da escola da penitenciária como local de estudo”, comentou o reeducando.

O curso foi iniciado em março e possui oito semestres. Profissionais do setor de educação auxiliam o aluno para a conclusão dos trabalhos. “Eu sei que uma formação superior não é garantia de uma vida estável, mas a educação funciona, traz a mensagem de transformação, de fortalecimento dos valores éticos e morais e do incentivo ao desenvolvimento humano nos aspectos espirituais, educacionais, cultural e social e de construção de caráter”, finalizou.

Remição por estudo

Cursar uma faculdade garante ao sentenciado dias da pena reduzidos. A cada 12 horas de estudo, um dia é remido da pena. Esse benefício também acontece para presos que fazem ensino fundamental, médio e cursos profissionalizantes.

aasassa
Topo