Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/05/18 | Pierre Cruz - Corevali

Penitenciária feminina comemora Dia das Mães com atividades culturais

Presas participaram de homenagem em concurso de poesias e em apresentação teatral; comemorações acontecem em outras unidades penais

A semana que antecedeu o Dia das Mães foi movimentada por atividades artísticas na Penitenciária Feminina II de Tremembé. Em homenagem à data, as reeducandas da unidade encontraram espaço para expressar suas emoções em um concurso de poesias, promovido em parceria com a Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), e em uma apresentação teatral do grupo Mulheres de Papel, coordenado pela equipe da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap).

No dia 7 de maio, na sala de aula do pavilhão, as reeducandas sentaram em círculo para discutir e ler poemas com as professoras da APL. Antes de anunciar as primeiras colocadas do concurso, as reeducandas participaram de uma atividade de recitação, com textos variados – desde obras de Manoel Bandeira até o popular “batatinha quando nasce”. Embora tímidas, as detentas estavam atentas às dicas das docentes e conseguiram praticar técnicas orais de expressão.

Para a premiação, as 21 presas que participam da oficina de poesias, em vigência desde 2016, foram convidadas a escrever sobre temas relacionados à maternidade – seja sobre suas próprias mães, suas avós ou sobre seus filhos e o espírito materno. “A escolha foi bem difícil porque estão todas escrevendo muito bem”, afirma Elisabete Nogueira da Silva Guimarães, presidente da APL.

Anunciada como terceira colocada, Tatiana, de 35 anos, revelou que a premiação acontecia no dia do aniversário de sua mãe. “As lembranças da minha infância e momentos com ela são o que me inspiraram a escrever”, compartilha. Já Alice, de 34 anos, que conquistou o segundo lugar no concurso, confessa que seus textos partem de um sentimento de arrependimento por estar longe da família. A detenta conta que acordou no meio da noite com o entusiasmo para escrever sua poesia. “Quando produzo meus textos, consigo ouvir a voz das professoras, elas me ensinaram a expressar as emoções”, afirma.

Andreia, de 44 anos, foi quem ficou com o primeiro lugar da premiação. A reeducanda também agradece a ajuda das docentes no processo de criação. “Eu consigo colocar no papel um pedaço da minha vida, um pouco do que o meu coração quer falar e tudo é fruto do amor e carinho que recebemos da equipe da Academia”, afirma.

No domingo, dia 13 de maio, as sentenciadas do grupo teatral Mulheres de Papel prepararam uma paródia da “Escolinha do Professor Raimundo” em um especial para o Dia das Mães. A peça foi apresentada com familiares presentes na plateia. Kátia, de 38 anos, é a detenta coordenadora da equipe de 15 reeducandas. “Aqui encontrei um espaço para me mostrar de uma forma diferente”, afirma. “Em uma comemoração como essa, numa data tão simbólica, eu me sinto emocionada, consigo transmitir e receber o amor das mulheres daqui que são mães, avós e filhas. Eu acredito nessa troca de energia”, completa.

Outras unidades

O Dia das Mães foi comemorado também em outros estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali). Na Baixada Santista, detentos da Penitenciária II de São Vicente e do Centro de Progressão Penitenciária "Dr Rubens Aleixo Sendin" de Mongaguá produziram obras de arte e confeccionaram peças artesanais entregues às mães dos sentenciados.

No Vale do Paraíba, a Penitenciária I "Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra" de Tremembé dedicou um momento especial para a comemoração e entregaram lembranças às servidoras da unidade. O mesmo aconteceu na Penitenciária II de Potim e no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos.

aasassa
Topo