Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

29/05/18 | Eliane Borges - Croeste

Servidoras são homenageadas no Dia das Mães

Data foi comemorada com cafés, gincanas, vídeos, lembranças, surpresas e oficinas de maquiagem

A maternidade é um privilégio e um desafio único para a mulher e, por esse motivo, o milagre da vida é celebrado todos os anos nas unidades prisionais em homenagem ao Dia das Mães. Durante todo o mês de maio, os presídios subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) homenagearam as servidoras que vivenciam a experiência do laço maternal.

O Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente e o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu exibiram vídeos sobre o tema. Na Penitenciária de Dracena, as servidoras foram surpreendidas com fotos e declarações de familiares por recurso audiovisual, enquanto que as de Pracinha foram presenteadas com cartinhas dos filhos. Em Assis, as homenageadas participaram de um ensaio fotográfico, organizado pelo servidor e fotógrafo Manoel Cajarana. Já as Penitenciárias de Florínea e “Wellington Rodrigo Segura” de Presidente Prudente proporcionaram momentos de beleza às mulheres, enquanto as Penitenciárias “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes e Tupi Paulista Masculina as prestigiaram com apresentações musicais.

Cafés da manhã e tarde, entregas de mimos e presentes, oficinas de maquiagem, gincanas e momentos de descontração fizeram parte das homenagens àquelas que se dividem entre a dupla jornada: trabalho x família. Com atuação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), todas as ações aconteceram em ambientes decorados, que nem de longe lembraram a formalidade do ambiente prisional.

As atividades ocorreram nas unidades citadas e também na Croeste; Centro de Detenção Provisória de Icém (CDP); CPP de São José do Rio Preto; CPP de Valparaíso, Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes e as penitenciárias “Paulo Guimarães” de Lavínia (PIII), Lucélia, Marabá Paulista, Pacaembu, Paraguaçu Paulista, “Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis (PII), “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau (PI) e Martinópolis. Nesta última, os próprios sentenciados também elaboraram cartazes e cartões temáticos e confeccionaram artesanatos (porta-lápis) que foram entregues às mães visitantes.

aasassa
Topo