Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/05/18 | Assessoria de Imprensa - SAP

Mais unidades aderem ao Programa de Uso Racional da Água

Penitenciária I de São Vicente e CDP de Caraguatatuba assinaram contrato que permitirá economia anual de mais de 3 milhões de reais na conta de água

No começo do mês de maio, mais duas unidades aderiram ao Programa de Uso Racional da Água (Pura) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp): a Penitenciaria I "Dr. Geraldo de Andrade Vieira" de São Vicente e o Centro de Detenção Provisória "Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira" de Caraguatatuba assinaram contrato no dia 9/05.

Para aderir ao Pura, as unidades têm que demonstrar um grande comprometimento com a redução no consumo de água, como detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de água, estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas. Integrando o programa, cada unidade recebe um desconto 25% na tarifa. Graças ao desconto, a economia anual estimada somente nas duas unidades é de R$ 3.334.081,11. Até o momento, 12 unidades prisionais aderiram ao programa, lembrando que a Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 368 dos 645 munícipios paulistas.

Antes da assinatura, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, ressaltou o fato de que a Sabesp é uma grande parceira, que auxilia tecnicamente a SAP inclusive em unidades com quem ela não tem contrato. Washington Tavares, assessor da Diretoria da Sabesp, ressaltou a importância da parceria, já que à medida em que não se desperdiça água nos presídios, disponibiliza-se esse recurso para outras localidades.

Representando a Sabesp, estavam presentes, além de Tavares, os superintendentes regionais da Baixada Santista e do Litoral Norte, Kleber Castilho Polisel e José Bosco Fernandes de Castrom, respectivamente, além de Pedro Fernando Ponce, gerente divisional de Caraguatatuba; Fernando Garcia Lopes, gerente comercial de Caraguatatuba; e Cláudio Luiz Neves, analista de gestão.

Representando a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), além do secretário Lourival Gomes, estavam presentes Luiz Carlos Catirse, secretário Adjunto; Mariana Noemi Pina, chefe de Gabinete substituta; Mário Sérgio Jannini diretor do Grupo Setorial de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas da SAP (GSPOF); Paula Pudles, executiva pública do GSPOFP; Nestor Pereira Colete Júnior, coordenador das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali); Itamar Rafael Batista, diretor da Penitenciária I de São Vicente; Renato Benetti, diretor do CDP de Caraguatatuba; Rosivane Marques da Silva, diretora do Centro de Finanças da Corevali; Alan Carlos Scarabel de Souza, supervisor técnico II do CDP de Caraguatatuba; Débora Borges Basagui, diretora II do Centro Administrativo do CDP de Caraguatatuba.

aasassa
Topo