Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/05/18 | Caio Daniel - CRN

Assédio moral no ambiente de trabalho é tema de palestras para servidores da CRN

Campanha tem como objetivo prevenir o assédio moral no ambiente profissional e desmistificar o tema entre os funcionários da SAP

A Coordenadoria de unidades prisionais da Região Noroeste (CRN), por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou dois encontros com servidores para discorrer sobre o tema “Assédio Moral no ambiente de trabalho”. A campanha tem foco na prevenção do assédio moral no ambiente profissional, além de discutir condutas que previnam e enfrentem o assédio.

O assédio moral pode ser resumido como uma atitude, seja ela manifestada por atos, palavras e gestos que venham atentar contra a dignidade e a integridade física e psíquica das pessoas. É uma repetição continua de práticas vexatórias ou constrangedoras por parte de superiores hierárquicos ou mesmo de colegas de trabalho. A prática do assédio moral no ambiente de trabalho afeta a autoestima e a produtividade do trabalhador, refletindo também no convívio familiar, além de prejudicar a saúde da mente e do corpo.

Neste sentido, com o objetivo de sensibilizar os servidores da SAP para aderirem a campanha, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da CRN convidou a psicóloga Natália Faleiros Cardoso para ministrar sobre o tema. A primeira palestra ocorreu em novembro do ano passado no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Prof. Noé Azevedo” de Bauru III e teve como público-alvo os membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das unidades prisionais da CRN. O segundo encontro aconteceu no prédio da Escola da Administração Penitenciária (EAP), localizado em Araraquara, e foi ministrado para diretores gerais e de núcleo de pessoal. Os dois encontros somaram cerca de 140 funcionários de unidades prisionais e sede da CRN. “Nosso objetivo com a campanha é conscientizar os servidores sobre o assédio moral. É muito importante discutir um tema como este, pois ele não acontece só com subordinados, mas também entre colegas de trabalho”, esclarece Nilson Dantas, diretor do CQVidass da CRN. De acordo com ele, todos os servidores da CRN participarão das atividades. “A ideia é atingir todos os funcionários das unidades prisionais da CRN, por isso estamos criando o cronograma do ano todo para divulgar a campanha, além de promover o tema por meio de cartaz e cartilha informativa”, finaliza.

Palestra sobre Hanseníase

Profissionais da saúde do Instituto Lauro de Souza Lima de Bauru exibiram palestra para os servidores do CPP “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru I sobre sintomas e tratamento da Hanseníase. A atividade contou com a participação de 18 servidores e teve como objetivo proporcionar maiores conhecimentos referentes à doença. Os funcionários participaram de dinâmicas em grupo para testar os conhecimentos e serem multiplicadores da importância do tratamento de hanseníase.

aasassa
Topo