Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/05/18 | Pierre Cruz - Corevali

Servidores da Corevali participam de atividades de saúde

Ações do mês de abril aconteceram na sede da coordenaria e em unidades prisionais

Atenção à saúde dos funcionários é uma máxima na Secretária da Administração Penitenciária (SAP). Com essa preocupação, a Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) e seus estabelecimentos penais promoveram, durante o mês de abril, ações referentes ao Dia da Atividade Física, ao Dia da Saúde e ao Dia Nacional do Combate à Hipertensão Arterial.

O Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Corevali e as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) de unidades penitenciárias foram responsáveis pelas atividades voltadas aos servidores. Os funcionários participaram de testes de glicemia, aferição da pressão arterial e de práticas desportivas.

Na sede da coordenadoria, em Taubaté, foi ministrada uma palestra com a enfermeira Lygia Braga, diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras) da Penitenciária Feminina II (PF II) de Tremembé. Na ocasião, no dia 27 de abril, 39 funcionários foram atendidos e tiveram a pressão aferida.

Os exames de saúde também aconteceram no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos, na Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim e na Penitenciária I "Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra" de Tremembé.

No CDP de Taubaté, o instrutor Jorge Augusto dos Santos, membro do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), promoveu uma aula de alongamento com a equipe funcional, que também recebeu uma mesa redonda sobre bons hábitos alimentares com a engenheira de alimentos Janaína Basso.

Os funcionários do Centro de Progressão Penitenciária "Dr Rubens Aleixo Sendin" de Mongaguá e da PF II de Tremembé tiveram um intervalo no expediente para relaxar com uma série de ginástica laboral. Na unidade de Suzano, os servidores participaram de jogos de futebol, de tênis de mesa e de corrida em alusão ao Dia da Atividade Física. Em São Vicente, a Cipa da Penitenciária I "Dr. Geraldo de Andrade Vieira" convidou os servidores da unidade para atividade de remo na Praia do Gonzaguinha.

Para a diretora do CQVidass - Corevali, Patricia Juliana de Santana Damaceno, as ações do mês são importantes aliadas para a conscientização de todos. “Mesmo com as vantagens e benefícios promovidos pela prática de exercícios e exames periódicos, ainda é bastante comum o sedentarismo nos indivíduos, que não procuram por assistência médica, assim torna-se importante a atuação da Coordenadoria com atividades que oferecem estímulos saudáveis”, afirma a diretora.

aasassa
Topo