Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/05/18 | Caio Daniel - CRN

Sentenciados da Penitenciária de Iaras recebem mutirão de atendimento oftalmológico

Laboratório itinerante da Unesp esteve na unidade prisional para realizar os exames

Presos da Penitenciária “Orlando Brando Filinto” de Iaras receberam um mutirão de atendimentos oftalmológicos realizado pelo laboratório itinerante da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Botucatu. A ação faz parte do projeto “Saúde Ocular – São Paulo de olho no olho”, que atende cidades da região. A visita ocorreu em 23 de março e atendeu cerca de 200 reeducandos do regime fechado.

O ônibus é equipado com aparelhos de última geração e possui sete profissionais da saúde, como médico oftalmologista e enfermeiros. Os atendimentos tiveram como objetivo a detecção de possíveis doenças oculares com testes de acuidade visual que servem para verificar a necessidade da utilização de óculos, estimativa de grau e outras verificações.

De acordo com o diretor da penitenciária, Luciano Gamateli, a atividade é de suma importância para os sentenciados, pois visa proporcionar dignidade no cumprimento de pena. “Foi um dia muito produtivo para todos. Estamos trabalhando para trazer novos projetos e parcerias para a penitenciária com o objetivo de oferecer mais benefícios para os reeducandos”, completou o diretor.

Trabalho e Educação

Projetos de reintegração social fazem parte da rotina dos sentenciados da Penitenciária de Iaras, dentre eles o trabalho e o estudo. Os reeducandos trabalham na jardinagem, horta e cozinha do presídio, além da prestação de serviço para instituições dentro e fora (para presos do regime semiaberto) da penitenciária, como Prefeitura de Iaras, empresas do ramo de construção civil, confecção de camisas, sapatilhas, pipas e rabiolas. Na educação, os sentenciados podem terminar o ensino fundamental e médio na escola da unidade prisional, além da participação de cursos profissionalizantes e Programa de Educação para o Trabalho (PET) da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”.

aasassa
Topo