15/03/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Ginástica Laboral é praticada diariamente há três anos na Penitenciária de Andradina

Funcionários da unidade praticam a atividade física sempre pela manhã

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Servidores da penitenciária praticam ginástica laboral diariamente pela manhã

A importância de praticar exercícios físicos regularmente é constantemente enfatizada por especialistas. Porém, devido ao ritmo de vida agitado na cidade, acabamos não dando muita atenção a isso. Há três anos, a Penitenciária de Andradina resolveu incentivar seus funcionários a buscar uma melhor qualidade de vida ao iniciar um projeto de ginástica laboral, realizada durante 15 minutos no início da manhã. No último dia 17/02, a unidade comemorou o terceiro ano de exercícios diários convidando servidores para falar sobre essa prática no estabelecimento prisional, suas vantagens e a possibilidade de torná-la um hábito também em casa.

Diariamente, cerca de 15 funcionários do presídio participam da ginástica laboral, que previne, por exemplo, lesões por excesso de repetições. Além disso, sua prática traz benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais, como a melhora na circulação sanguínea e na postura, o alívio no estresse e a integração entre os participantes.

A iniciativa do projeto surgiu do Diretor Técnico, Jair Silva da Costa, juntamente com o Grupo de Acolhimento (GA) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Adriano da Rocha Silva, graduado em Educação Física, foi solicitado para elaborar o plano de atividades laborativas a fim de reduzir o sedentarismo entre os servidores da penitenciária.

Com a aprovação do projeto, seu autor, em conjunto com o ASP Sérgio de Araújo dos Santos (também formado em Educação Física) e o Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP) Fernando Moraes da Silva, iniciou os alongamentos e exercícios de relaxamento, sempre demonstrando a importância da atividade física não somente na busca de uma melhor qualidade de vida, como no estreitamento da relação funcionário-instituição.