10/05/18 | Pierre Cruz – Corevali

Parceria com a SAP garante abrigo aos animais abandonados

Convênio prevê a construção de gatil e canil em unidades prisionais de Taubaté e Tremembé

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) selou um acordo que beneficiará mais de 200 animais domésticos em situação de rua na cidade de Taubaté. O convênio, assinado no dia 8 de maio, tem o objetivo de garantir abrigo e cuidados para cães e gatos abandonados, além de oferecer oportunidade de trabalho e remição de pena para reeducandos do regime semiaberto. Serão construídos um canil na Penitenciária I "Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra" (P1) de Tremembé e um gatil no Centro de Detenção Provisória "Dr. Félix Nobre de Campos" de Taubaté.

A iniciativa é uma parceria entre a SAP, a 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Taubaté, o Conselho da Comunidade de Taubaté e a Prefeitura Municipal de Taubaté. “Formamos alianças com instituições sérias para abraçar uma causa importante para a sociedade”, afirma o secretário Lourival Gomes. “O projeto irá suprir a carência afetiva dos presos e, ao mesmo tempo, proporcionará bons tratos aos animais”, conclui.

Segundo a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, corregedora da 1ª VEC de Taubaté, a ideia surgiu com a intenção de diminuir o número de cães e gatos em estado de abandono na região, sobrecarregando o Centro de Zoonoses local. A magistrada considera que os resultados serão positivos tanto na ressocialização dos detentos, uma vez que o manejo com animais desenvolve o senso de responsabilidade, quanto na vida dos bichos envolvidos no processo, que recebem carinho nos abrigos.

“O amor é a tônica dos animais e a troca energética com presos é importante no desenvolvimento da afetividade, além de possibilitar a capacitação dos sentenciados que, por meio de parcerias, podem aprender técnicas de banho e tosa”, reflete a juíza.

O valor da obra, custeada pelo município de Taubaté, será de R$ 200.000,00. Ao todo, 10 reeducandos da P1 de Tremembé e do Centro de Progressão Penitenciária "Dr. Edgar Magalhães Noronha" de Tremembé serão empregados na construção. Posteriormente, será definida a quantidade de detentos que receberão capacitação e irão atuar no manejo dos animais.

Os abrigos terão espaços coletivos e individuais para os animais, com solário, sala de vacinação e de banho. O canil e o gatil serão construídos na área externa das unidades prisionais, com acesso à sociedade. Os cães e gatos serão vacinados, vermifugados e castrados e estarão disponíveis para adoção.