09/05/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Escritora Martha Batalha visita CPP de Campinas

Autora reuniu-se com reeducandos para discutir obra usada no ‘Clube da Leitura’

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Prof. Ataliba Nogueira, de Campinas, unidade prisional subordinada à Coordenadoria da Região Central (CRC) recebeu, no dia 20 de abril, a escritora Martha Batalha, que atualmente reside nos Estados Unidos, mas em visita ao Brasil, esteve na unidade atendendo ao convite da Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) para participar de uma roda de leitura com os reeducandos que fazem uso de sua literatura para serem beneficiados com a redução de pena.

A obra com o título “A vida Invisível de Eurides Gusmão”, foi adotada pelos participantes do ‘Clube da Leitura’ desde 2017, projeto que faz parte de uma ação integrada ao Programa de Ação para o Trabalho e Cidadania - "De Olho no Futuro" desenvolvida pela Funap, vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a editora Companhia das Letras.

No livro, a autora traz uma reflexão sobre o papel da mulher na antiguidade e atualmente, além de trazer discussões sobre as mudanças no pensamento coletivo sobre o posicionamento feminino perante a sociedade.

Segundo a coordenadora de projetos da Funap, Larissa Rodrigues da Silva, cada reeducando teve a oportunidade de conversar com a autora sobre os personagens. “Alguns deles identificaram-se com situações que foram abordadas pela personagem central do livro, Eurides Gusmão, que sofreu algumas pressões do companheiro, outros identificaram a experiência do pai opressor”, disse Larissa.

Durante o bate-papo, a escritora falou que foi a primeira vez que esteve em um ambiente prisional e não fazia ideia de que o seu trabalho poderia fazer parte de um projeto no presídio.

A escritora

Martha Batalha nasceu em Recife (PE), em 1973, mas cresceu na Tijuca, Rio de Janeiro. Formou-se em Jornalismo com mestrado em Literatura pela PUC-Rio; trabalhou nos jornais O Dia, O Globo e Extra, além de ter criado a Editora Desidrata, que publicou dentre outros títulos célebres, duas antologias de entrevistas do Pasquim – semanário alternativo brasileiro -, as quais se tronaram best-sellers. Mudou-se para Nova York em 2008. Deixou o mercado editorial americano para se tornar escritora, quando publicou o livro ‘A vida invisível de Eurides Gusmão’, vendido para mais de dez editoras estrangeiras, além de ter uma adaptação para o cinema, com o diretor Karim Aïnouz.

Clube da Leitura

O projeto Clube da Leitura é desenvolvido no CPP de Campinas desde 2015. Aproximadamente 5 mil reeducandos já participaram das 25 turmas formadas durante esse período. Cada participante tem o prazo de 30 dias para ler o livro e elaborar a resenha em local específico, monitorado pela coordenadora de projetos da Funap. Após a produção da resenha, esta é corrigida e enviada à Companhia das Letras, a fim de ser aprovada ou não. Ao receber o posicionamento da editora, o Centro de Trabalho e Educação da unidade encaminha os trabalhos ao juiz competente, que concede a remição ao autor da obra. São 4 dias de remição para cada 30 dias de leitura. É permitido um livro por mês, o que proporciona ao preso, ao final de cada ano, 48 dias de pena reduzidos.