Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

03/05/18 | Sonia Pestana – Coremetro

GIR ministra curso de primeiros socorros em bebês na ala materno da PFC

Com foco na prevenção, ação inclui técnicas para desengasgar crianças de colo

A partir da constatação que qualquer criança está sujeita a acidentes, a Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), dá total apoio à direção da Penitenciária Feminina da Capital (PFC) para que promova, ao menos uma vez ao ano, curso de primeiros socorros às sentenciadas da ala materno da unidade. Para essa ação, o Grupo de Intervenção Rápida-4 (GIR), ministrou aulas teórica e prática para 30 mães em trânsito de amamentação no dia 12 de abril.

De forma didática, os instrutores Felipe Augusto da Silva e Sérgio Lourenço dos Santos discorreram sobre os acidentes mais comuns envolvendo crianças, a exemplo de queimaduras, quedas, choque elétrico, afogamento, ingestão de produtos de limpeza ou remédios e, sobretudo, o engasgamento quando da ingestão de leite, alimentos como amendoim, pipoca e até mesmo goma de mascar e balas.

Segundo Silva, o objetivo da abordagem é dar condições a todas as pessoas de agir de maneira segura, rápida e impedindo complicações à saúde do bebê. Nas recomendações citadas, está a observação atenta quanto à respiração e agitação do bebê.

Durante o curso a sentenciada P.T.M., mãe de um bebê de 6 meses, destacou a importância de conhecer as técnicas de primeiros socorros para em caso de engasgo. Ela revelou que seu filho tem refluxo e por conta disso muitas vezes foi obrigada colocar em prática os ensinamentos passados por uma profissional de saúde. E foi com base nessa sua experiência que dias atrás ela socorreu um bebê de uma companheira da ala materno.

aasassa
Topo