Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

25/04/18 | Sonia Pestana – Coremetro

Crochê feito por presos ganha passarela na SPFW

Projeto Ponto Firme transforma sonhos em peças de crochê que foram destaque no maior evento de moda do país

A São Paulo Fashion Week (SPFW) – mais importante evento de moda do Brasil e da América Latina, além de ser a quinta maior semana de moda do mundo – abriu suas portas para 44 peças feitas em crochê por cerca de 120 sentenciados da Penitenciária “Desembargador Adriano Marrey”, estabelecimento prisional pertencente à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). Logo na abertura da SPFW, no último dia 21, o concorrido desfile do projeto Ponto Firme arrancou elogios de todos.

Há dois anos e meio o estilista Gustavo Silvestre comanda o projeto dentro da unidade prisional. Segundo o estilista, as peças criadas retratam os sonhos de liberdade de quem cumpre pena em regime fechado, o que pode ser notado nos bichos tecidos em crochê e nas muitas peças longas e com franjas que se arrastavam pelo chão. “O sonho da liberdade é o que os mantém vivos lá dentro”, revelou.

Anderson Costa Figueiredo, egresso do sistema penitenciário e ex-aluno do projeto Ponto Firme, atesta essa realidade. Com a liberdade ele ganhou a oportunidade de trabalhar como assistente do estilista em seu atelier. Apesar da resistência inicial quanto à adesão às aulas de crochê na penitenciária, em função de preconceito, Figueiredo disse que o projeto mostrou que é possível ter uma vida melhor. Para ele, essa ação colocou um ponto firme com novas perspectivas e um ponto final à vida que levava.

Logo na abertura do evento, o público presente pôde ver um documentário feito com os sentenciados que fazem parte do Ponto Firme. Os depoimentos dão a dimensão do projeto na vida de cada um. Na sequência, o desfile contou com a participação da cantora baiana Luedi Luna, declamando um texto de Tatiana Nascimento, com poesia de resistência sobre o tema encarceramento.

Ao final do desfile, Silvestre declarou estar feliz, aliviado e satisfeito por ter conseguido transformar o sonho em realidade. Para ele, todo o crédito da coleção cabe aos alunos, já que há um tempo de vida deles em cada peça produzida. “Espero que surjam novas iniciativas nesse sentido e que venham contribuir para a paz social. Precisamos despertar nosso lado mais humano”, declarou Silvestre.

Projeto Ponto Firme

O Projeto Ponto Firme é uma iniciativa do artesão e estilista pernambucano Gustavo Silvestre. A ação é desenvolvida desde outubro de 2015 e envolve trabalho com técnicas manuais e moda sustentável. Todo o trabalho está estruturado com foco na valorização do artesanato brasileiro ao mesmo tempo em que desenvolve concentração, habilidade e potencial criativo dos alunos.

O curso está composto por três módulos: iniciação, intermediário e avançado, com total de 72 horas de aula em 24 encontros de 3 horas cada. Ao final, os alunos que comparecem a 75% das aulas, recebem certificado emitido pela escola e loja Novelaria, grande incentivadora do projeto.

Parcerias do bem

Na composição das vestimentas houve parcerias com instituições como a empresa Linha Círculo, que forneceu agulhas especiais de crochê, linha, fios e apostila, Panosocial e EcoSimple, ambas envolvidas com tecidos sustentáveis. Especial destaque para a Panosocial que por meio de ações sociais trabalha na capacitação de presos e egressos do sistema penitenciário.

Paralelamente, a Penitenciária com o apoio da Prefeitura de Guarulhos busca também ampliar as abordagens através da criação de uma cooperativa que irá acompanhar e disponibilizar diversas atividades econômicas, sendo que, em seu início, deverá auxiliar os familiares dos presos

aasassa
Topo