Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/04/18 | João Carlos Bigaran Junior - CRN

Palestra “A importância da água para a saúde dos rins” celebrou o Dia Mundial da Água

Atividade promovida pelo CQVidass levou informações valiosas aos servidores da sede da CRN

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da sede da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), promoveu em seu auditório uma palestra sobre a importância da prevenção das Doenças Renais com a enfermeira nefrologista, Mirela Maria Alonso.

Mirela é enfermeira no Instituto de Nefrologia de Bauru (Ineb) e responsável pelo setor de Diálise Peritoneal, modalidade de Terapia Dialítica, onde a limpeza do sangue é feita através do abdômen do paciente. É também coordenadora do Centro de Terapia Renal do Hospital Estadual (HE) de Bauru, local em que são atendidos diariamente 110 pacientes renais crônicos em tratamento dialítico.

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) indicam que 100 mil pessoas fazem diálise no Brasil. A doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. Os principais sintomas da doença renal crônica são falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração de hábitos como urinar mais à noite e urina com sangue ou espumosa.

Durante a palestra, a enfermeira reforçou questões como a importância de atividades física, bons hábitos alimentares, redução do consumo de refrigerante, controle de Diabetes e Pressão Arterial, principais doenças responsáveis pela falência renal. Também foi alertado aos servidores sobre a importância de beber água para o bom funcionamento dos rins, principalmente nos meses de frio onde o consumo de agua é menor.

O CQVidass da CRN atua constantemente na luta contra hipertensão e diabetes, com acompanhamento e conscientização dos servidores da importância de hábitos saudáveis para prevenção de tais doenças.

aasassa
Topo