Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/04/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Campanha Março Lilás marca o mês das mulheres na CRC

Além das palestras de prevenção ao câncer de colo do útero, servidoras foram homenageadas no Dia Internacional da Mulher

A Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) realizou nos estabelecimentos penais, durante o mês de março, a campanha “Março Lilás”, cujo objetivo é a conscientização e combate ao câncer de colo de útero.

Segundo informações contidas no blog da Fundação Antônio Dino, mantida pelo Hospital do Câncer Aldenora Bello, o câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).

De acordo com a médica oncologista idealizadora da campanha e diretora do hospital, Rachel Cossetti, a prevenção é a melhor forma de combater esse câncer. “As mulheres precisam ser conscientizadas desde cedo da necessidade da prevenção com a vacina contra o HPV além da realização de exames periódicos a fim de diagnosticar precocemente a doença”, concluiu Rachel.

Além de palestras referentes às ações do Março Lilás, as mulheres foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8.

Dia Internacional da Mulher

Na penitenciária “Odete Leite de Campos Critter”, PII de Hortolândia, as mulheres foram surpreendidas com um buquê de flores, distribuídas nos setores.

“O Dia da Mulher é todos os dias, porém nesta data, uma homenagem, um presente, uma lembrança ou até mesmo um parabéns é sempre bom receber, pois a sensação de ser lembrada e homenageada é gratificante”, afirmou Rosângela Gimenes Coalho, de 38 anos e servidora há 10, que integra o núcleo de servidores da penitenciária há 7 anos.

No Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, a programação ficou por conta da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), que organizou um café da manhã especial, entregou flores e um chaveiro personalizado para as homenageadas.

Com 48 anos de idade e 16 de sistema, a servidora Maria Teresa se sentiu emocionada com o reconhecimento. “Eu trabalho nesta unidade há seis meses, mas já tenho alguns anos de sistema. Estou emocionada pela iniciativa dos meus colegas de trabalho”, disse Maria.

A Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro”, PI de Sorocaba, resolveu inovar. Nas datas anteriores a comemoração era quase sempre voltada à saúde da mulher, este ano o enfoque foi o cuidado pessoal, o bem-estar e a autoestima.

A programação aconteceu durante os dias 7 e 8 e teve a presença do grupo de Dança da Academia Imagem, de Sorocaba, apresentando dança do ventre. “Foi um dia de trabalho diferente, no qual houve a valorização das servidoras, o que é importante para que elas percebam o cuidado e atenção que merecem”, afirmou a diretora do Centro de Reintegração e Atendimento à Saúde (Cras), Ana Cecília de Almeida.

aasassa
Topo