Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/04/18 | Pierre Cruz - Corevali

Unidades da Corevali promovem ações do Março Lilás

Mês é marcado pela campanha que alerta sobre câncer do colo de útero

O câncer do colo do útero é a quarta maior causa de morte entre mulheres do Brasil. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são a preocupação que motiva a campanha Março Lilás, aderida pela Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), com o objetivo de informar e estimular os cuidados de prevenção contra a doença.

O ponto de partida para as ações da campanha se deu com as celebrações e homenagens do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Por meio do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass – Corevali) e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), as unidades promoveram atividades pautadas no universo feminino.

Durante o mês, as servidoras dos estabelecimentos penais participaram de aulas de maquiagem com limpeza de pele, de momentos de meditação, fizeram exames e receberam orientações nutricionais. Material impresso com informações sobre o câncer do colo uterino foi distribuído nas unidades – a Penitenciária II de Potim abordou, também em panfletos, temas como o câncer de mama, gestação e aborto.

Em Tremembé, os cuidados com a postura no ambiente de trabalho e a importância da ginástica laboral foram o enfoque das discussões na Penitenciária Feminina I. Já a Penitenciária Feminina II ofereceu palestras sobre autoconhecimento, com Andreia Silveira, que há seis anos estuda o comportamento feminino, e sobre finanças, com Andreza Manfredini, psicóloga especialista na área da família.

No Centro de Detenção Provisória de São Vicente, a menopausa e suas consequências foi o tópico de um encontro com a enfermeira Viviane Valencio. Para a funcionária Ana Amélia Arruda Gonçalves, diretora do centro administrativo, os conhecimentos da palestra foram esclarecedores para o corpo funcional da unidade. “A grande maioria das colegas já chegou nessa fase ou já passaram por ela, então é de grande valia que essa discussão seja proposta, inclusive para mim, que ainda vou entrar neste processo”, afirmou Gonçalves.

Para a diretora do CQVidass da Corevali, Patricia Juliana de Santana Damaceno, a campanha é uma forma eficaz de conscientização sobre a saúde das servidoras. “Infelizmente ainda há muitas mulheres que deixam de realizar os exames ginecológicos, aumentando os riscos para o desenvolvimento do câncer de colo do útero e diminuindo as chances de seu diagnóstico e tratamento precoce e, consequentemente, sua cura”, explica Patricia. A iniciativa dá continuidade a ações mensais que pautam temas de saúde para garantir o bem-estar da equipe funcional.

Unidades que aderiram à campanha Janeiro Branco:

Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba
Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes
Centro de Detenção Provisória de São Vicente
Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos
Centro de Detenção Provisória de Suzano
Centro de Detenção Provisória de Taubaté
Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá
Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé
Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos
Penitenciária de Potim I
Penitenciária de Potim II
Penitenciária de Potim de São Vicente II
Penitenciária de Tremembé I
Penitenciária Feminina de Tremembé I
Penitenciária Feminina de Tremembé II
Sede da Corevali

aasassa
Topo