Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

10/04/18 | Pierre Cruz - Corevali

Corevali promove palestra sobre infecções respiratórias

27 servidores das unidades prisionais da coordenadoria estiveram reunidos para o encontro em Taubaté

A prevenção de doenças provocadas por infecções respiratórias foi tema de palestra promovida pela Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), no dia 26 de março. Em atividade referente ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, os servidores estiveram reunidos na sede da instituição para aprender detalhes sobre os sintomas, o diagnóstico e o tratamento de enfermidades como a tuberculose, a gripe e a pneumonia.

O encontro foi ministrado pela responsável técnica do Laboratório de Tuberculose da Corevali, Olívia Ferreira Pereira de Paula, bióloga com especialização em Saúde Pública. O conteúdo teve o objetivo de auxiliar as ações das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas). Ao todo, 27 membros de diferentes estabelecimentos penais da região estiveram presentes no evento.

“A palestra desmitifica a ideia de que a tuberculose atinge apenas a população carcerária e não os servidores”, afirma Olívia de Paula. “No encontro, foram abordados os sintomas e efeitos adversos das medicações que os funcionários conseguem observar em detentos doentes, para que entendam as verdadeiras condições impostas pela enfermidade”, explica a bióloga.

Somente no município de Taubaté, sede da Coordenadoria, foram registrados 119 casos de tuberculose em 2017, segundo dados da Vigilância Epidemiológica municipal. Quando analisado o cenário nacional, o Ministério da Saúde notifica cerca de 70 mil casos por ano. Com o intuito de intensificar a conscientização, também foram distribuídos panfletos com informações sobre infecções respiratórias nas unidades prisionais.

aasassa
Topo