10/04/18 | Eliane Borges - Croeste

Março Lilás é marcado por atividades voltadas à saúde da mulher nas unidades prisionais

Carretas das “Mulheres de Peito” estiveram em duas unidades femininas, mas em todas as demais houve comemoração ao mês da Mulher

Durante o mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher (dia 8), as unidades prisionais da região oeste realizaram diversas atividades para celebrar. A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista e o Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José do Rio Preto receberam a Carreta das “Mulheres de Peito”, que proporcionou exames de mamografia gratuitos à servidoras e reeducandas. Ainda assim, em todos os estabelecimentos penais, o público feminino foi homenageado com panfletos, brindes, almoços e cafés, palestras, aula de dança e workshops sobre beleza.

A unidade móvel com a infraestrutura necessária para o exame de prevenção ao câncer de mama e outros agravos é uma ação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), pela Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário. A partir de 15 de janeiro, a carreta passou a visitar os estabelecimentos prisionais femininos do Estado de São Paulo, ficando na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista entre os dias 13 e 23 de março, onde foram realizados exames de mamografia em 300 reeducandas e 62 servidoras. Entre 26 de março e 5 de abril, o veículo esteve no CRF de São José do Rio Preto, vindo a realizar 96 exames e oito ultrassons em pacientes com 40 anos ou mais, além daquelas que já fazem acompanhamento ou possuem registros de casos de câncer de mama na família.

Ocorrendo alterações no resultado do primeiro exame, uma ultrassonografia era realizada na própria unidade móvel. Nos casos em que verificaram-se nódulos, foi providenciada a punção para biópsia e, quando necessário, o encaminhamento a tratamento cirúrgico ou quimioterápico. Para os resultados sem alterações, somente deverá ser adotada a repetição regular do exame preventivo. A ideia é que sejam examinadas todas as mulheres dentro do perfil escolhido em 21 unidades prisionais do Estado.

Unidades prisionais

Com a sensibilidade aludida ao mês, as unidades promoveram várias ações em prol das servidoras. A Penitenciária de Andradina embalou as mulheres no ritmo da zumba, além de levar vídeos temáticos e um café da manhã especial a elas. Nas Penitenciárias “Ozias dos Santos” de Pacaembu, “Nestor Canoa” de Mirandópolis I e Junqueirópolis as servidoras desfrutaram de momentos de descontração durante workshop de cuidados com a beleza, maquiagem e estilo profissional.

Nas Penitenciárias de Assis, Irapuru, Paraguaçu Paulista, Presidente Prudente, Pracinha, Marabá Paulista, Osvaldo Cruz, Martinópolis, Junqueirópolis e Centros de Ressocialização (CR) de Araçatuba e de Presidente Prudente foram realizadas palestras e apresentações audiovisuais com os temas: violência doméstica, tratamentos estéticos da atualidade, autoestima, assédio, alteridade e amor, prevenção do câncer de colo do útero, Lei Maria da Penha e Felicidade. A Penitenciária de Junqueirópolis ainda promoveu apresentações culturais com dança, música e balé.

Almoços e cafés especiais com entregas de mimos, folhetos, fitilhos, flores e sorteio de brindes fizeram parte das comemorações nas Penitenciárias de Dracena, Feminina de Tupi Paulista, Assis, Irapuru, Paraguaçú Paulista, Presidente Prudente, Pracinha, Flórida Paulista, Valparaíso, Mirandópolis I, Tupi Paulista Masculina, Florínea, CR de Presidente Prudente, Osvaldo Cruz, Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu, Centros de Detenção Provisória (CDP) de Icém e Riolândia, CR de Araçatuba e Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes.