Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/04/18 | Thalita Xavier – Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária Feminina da Capital recebe a Jornada da Cidadania

Evento ocorreu pela terceira vez na unidade e contou com diversas ações para as reeducandas

A Penitenciária Feminina da Capital (PFC) realizou no dia 8 de março a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. A ação promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC), tem como objetivo ajudar no processo de ressocialização dos presos com o apoio de profissionais.

É a terceira vez que o evento acontece na unidade. Um dos destaques da abertura da jornada foi a palestra com a ex-detenta, Desirée Mendes, que após anos de prisão se tornou confeiteira e empresária e contou sua experiência.

Foram desenvolvidas ações de corte de cabelo, depilação e esmaltação com a parceria da Escola Teruya, atendimentos de oftalmologista com a equipe da Ótica Nascimento, emissão de RG’s, palestras, e no período da tarde, as reeducandas tiveram aulas de dança e um encerramento com DJ’s.

Para a diretora do Núcleo de Reintegração Social da PFC, Ana Paula Café, o contato das presas com a sociedade faz com que olhem para a vida delas como seres humanos de forma diferente. “Quando a gente tem a Jornada da Cidadania, a possibilidade de todas elas pararem um momento das suas atividades específicas, que normalmente é o trabalho ou a escola e possam se identificar em atividades que talvez nunca tenham tido a oportunidade de realizar fora daqui, faz com que elas percebam que a vida é além do que está atrás das grades. É uma motivação” explica.

Além das ações de ressocialização, as reeducandas tiveram acesso a atividades de lazer. Receberam aulas de yoga, samba rock e assistiram ao filme “50 tons mais escuros”.

A diretora da unidade, Ivete Barão de Azevedo Halasc, enfatiza a importância do evento para a autoestima das presas. “É você ter uma identidade e se sentir uma cidadã, porque muitas não se sentiam dessa forma. É ela ver que é bonita e pode” comenta.

Resultado da Jornada

Cortes de cabelo – 100
RG’s (Emissão) – 21
Depilação – 80
Extratos processuais – 41
Participações em palestras e oficinas – 520
Participações em atendimentos de saúde – 173
Total de atendimentos: 935

aasassa
Topo