Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/04/18 | Sonia Pestana e Veruska Almeida – Coremetro/ Assessoria de Imprensa SAP

Peças em crochê compõem desfile da PII de Guarulhos

Estilista pernambucano promoveu o evento desenvolvido junto aos sentenciados do sistema prisional paulista

Na última quarta, 4, aconteceu, na Penitenciária II “Desembargador Adriano Marrey” de Guarulhos, o desfile do projeto Ponto Firme de crochê. As 20 peças escolhidas foram desenvolvidas e produzidas a partir do cotidiano dos artesãos que estão privados de liberdade. Esse acervo também fará parte da 45ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) no dia 21 de abril, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Depois de dois anos e meio de trabalho criativo e com mais de 100 reeducandos tendo participado das aulas o programa ganhou espaço e realizou seu primeiro evento. Em um universo decorado com as peças artesanais e plateia cheia, os artesãos puderam ver suas produções passarem uma a uma pela passarela da unidade.

“É muito bom poder fazer parte deste momento, olhar para as pessoas e poder mostrar que podemos ser muito mais do que elas imaginam. Estes trabalhos ajudam a mudar a minha história e meu futuro”, contou Thiago Araújo, 28 anos, reeducando.

Para o estilista e idealizador do projeto, Gustavo Silvestre, esta experiência foi importante para os alunos porque eles puderam participar em cada fase da montagem, desde a escolha do tema, que retrata o dia a dia em uma penitenciária, até as confecções das peças e montagem do desfile.

Silvestre destacou ainda que houve, primeiramente, 15 peças selecionadas, passando para 20 no desfile da unidade e com possibilidade de ampliação para o São Paulo Fashion Week. “Dentre os itens confeccionados estão bermudas, camisetas, bonés, agasalhos, entre outras criações, que foram produzidas em crochê ou receberam acabamentos especiais das mãos dos alunos do curso”, explicou Silvestre.

Na composição das vestimentas houve parcerias com instituições como a Novelaria, Pano Social e a empresa Linha Círculo, que forneceu agulhas especiais de crochê, linha, fios e apostila.

A Penitenciária com o apoio da Prefeitura de Guarulhos busca também ampliar as abordagens através da criação de uma cooperativa que irá acompanhar e disponibilizar diversas atividades econômicas, sendo que, em seu início, deverá auxiliar os familiares dos presos.

Projeto Ponto Firme

O Projeto Ponto Firme é uma iniciativa do artesão e estilista pernambucano Gustavo Silvestre. A ação envolve trabalho com técnicas manuais e moda sustentável e foi estruturado com foco na valorização do artesanato brasileiro, ao mesmo tempo em que desenvolve concentração, habilidade e potencial criativo dos alunos.

O curso está composto por três módulos: iniciação, intermediário e avançado, com total de 72 horas de aula em 24 encontros de 3 horas cada. Ao final, os alunos que comparecem a 75% das aulas, recebem certificado de conclusão.

aasassa
Topo