Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/04/18 | Assessoria de Imprensa SAP e Portal do Governo

Inauguração da Penitenciária Feminina de Guariba

Governador Geraldo Alckmin e secretário Lourival Gomes entregaram nova unidade no último dia 28

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), inaugurou no dia 28 de março a Penitenciária Feminina de Guariba. O empreendimento possui área construída total 17.263,01 m². Como destacou Lourival Gomes, secretário da Administração Penitenciária, "São Paulo será o primeiro Estado do Brasil onde sobrará vagas para mulheres".

Já o governador Geraldo Alckmin apontou a importância da inauguração para a segurança pública. “Hoje estamos inaugurando mais uma penitenciária, feminina, de número 169, feita especialmente para mulheres, projetada para mulheres. Tem a parte de creche e lactário. Nós não temos tantas presas, dos 230 mil presos do sistema prisional paulista, 95% são homens e 5% são mulheres. Então, para essas são projetadas especificamente, que é o caso aqui de Guariba, vai atender toda a região. É um trabalho importante, não tem boa segurança pública se não tiver um bom sistema penitenciário”, avaliou Alckmin.

O custo do empreendimento é de R$ 70.976.021,74, tendo sido concluída pela empresa Incorplan Engenharia Ltda. A penitenciária localiza-se fora do perímetro urbano, no município de Guariba, na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, Km 324 + 131,27 m. A unidade também foi a primeira inaugurada já com um aparelho de scanner corporal em funcionamento.

Os novos estabelecimentos femininos da SAP são os primeiros construídos respeitando as particularidades e necessidades das mulheres, principalmente ligadas à saúde. A medida é inédita tendo em vista que as unidades mais antigas funcionam em prédios masculinos adaptados. Esta é a sexta unidade feminina do Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo, construída nesses moldes.

Os pavilhões têm área específica para amamentação e para atividades esportivas, além de pátio descoberto com palco multiuso (por pavilhão), áreas de convivência e visita, com playground, praça de areia, minicampo de futebol e salas para atividades educativas de reeducandas com os filhos: brinquedoteca, videoteca e oficina cultural. A unidade também conta com estação de tratamento de esgoto.

O projeto foi concebido com pavilhões de trabalho, de serviços, área de saúde e de visita íntima, todos com sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.

Além dos já mencionados governador e secretário, estavam presentes: Francisco Dias Mançano Junior, prefeito de Guariba; José Roberto Bernardes Liberal, juiz de direito, diretor do Departamento de Execução Criminal (Deecrim) da 6ª Região Administrativa Judiciária (RAJ); Hermes Duarte Moraes, promotor de Justiça de Guariba; Claudio José Ottoboni, delegado Seccional de Sertãozinho; Renan Ongarato de Andrade, delegado de Guariba; tenente coronel PM Wagner, comandante do Policiamento de Sertãozinho e região; Roberto Massafera e Cezinha de Madureira, deputados estaduais; Vânia Regina Passos, dirigente regional de ensino de Jaboticabal; Nelson Fukuda, presidente da Maçonaria de Guariba; Carlos Alberto Ferreira de Souza, coordenador das unidades prisionais da Região Noroeste do Estado; Mauro Rogério Bitencourt, coordenador de Reintegração Social e Cidadania; pastores Pedro Paulo e Renato, da Igreja Universal e coordenadores do Grupo de Evangelização das Detentas; José Henrique Valêncio, superintendente, representando Lucia Casali, diretora-executiva das Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap; Juliana Preti Santiago, diretora da Penitenciária Feminina de Guariba, além de diretores das outras 42 unidades prisionais da região Noroeste do Estado, funcionários, cidadãos de Guariba, entre outras autoridades.

aasassa
Topo