28/03/18 | Armando de Lima Souza – Funap

Funap entrega modernização do Centro de Produção de Móveis Escolares de Pirajuí

Novo Centro de Produção de Móveis Escolares dobra capacidade produtiva e atende novas exigências do Inmetro

A Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou no dia 23/03, cerimônia de reinauguração do Centro de Produção de Móveis Escolares de Pirajuí. A oficina passou por completa modernização em sua estrutura, dobrando sua capacidade produtiva.

A fábrica instalada nas dependências da Penitenciária "Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz" de Pirajuí I existe há 30 anos. Sua especialidade é a produção e a reforma de mobiliário escolar, produto comercializado em todo o Estado de São Paulo pela Funap. A modernização aconteceu em atendimento às Portarias 105/2012 e 184/2015 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), uma padronização compulsória para este segmento em rede nacional, colocando a Funap no grupo de fornecedores capazes de produzir dentro das novas exigências legais.

Para respeitar as novas normas, o investimento foi de R$ 4.042.000,00, sendo R$ 942.000,00 via recursos próprios da Funap. O dinheiro foi aplicado em novas máquinas e equipamentos adequados para o novo produto, assim como em atualização da rede elétrica, de iluminação e pneumática.

Com esta nova configuração, a capacidade produtiva da oficina dobra. Antes, apenas nesta unidade, a Funap era capaz de entregar 60 mil conjuntos escolares (carteira e cadeira) por ano, equivalente a 1.500 salas de aula. Agora, são 120.000 mil conjuntos, ou seja, três mil salas de aula a cada 12 meses.

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, participou da solenidade e do descerramento da placa inaugural. Em seu discurso, enalteceu o feito. "Hoje, viemos aqui para celebrar, para comemorar esta modernização, que proverá o aumento não apenas da produção, mas da qualificação profissional dos reeducandos", declarou Gomes.

A diretora executiva da Funap, Lucia Maria Casali de Oliveira, dedicou o marco aos servidores da instituição e ao público alvo da Funap. "Eu presenciei a inauguração desta oficina, há 30 anos. Só posso agradecer, do fundo do meu coração, todos os servidores envolvidos nesta modernização. Foi uma batalha e hoje é um dia de glória, um dia de muito orgulho para nós", enfatizou Lucia.

Investimento também na qualificação

Antes da reforma, o Centro de Produção de Móveis Escolares de Pirajuí tinha capacidade para 100 reeducandos. A modernização da fábrica, além de melhorar a qualidade final do produto, também aumentou o quadro de trabalhadores, agora com 180 postos de trabalho. A mão de obra prisional irá receber ainda investimentos em educação, por conta da nova legislação.

As duas Portarias do Inmetro que padronizam o conjunto escolar nacional não só exigem certificação do produto, mas também do processo produtivo, envolvendo a capacitação dos trabalhadores.

Para garantir mais esta norma, a Funap continuará qualificando os reeducandos através de seu Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania - "De Olho no Futuro", assim como está firmando parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Minas Gerais para ministrar e certificar a capacitação técnica destes trabalhadores presos, de forma continuada e gratuita. Os campos de atuação envolvem serralheria, solda MIG, pintura eletroestática, além de corte e costura industrial, este para a área de confecção da Funap.

Parque Fabril Funap conta com 30 oficinas no estado de São Paulo

Atualmente, a Diretoria Adjunta de Produção é especializada em cinco segmentos industriais. Além das já citadas produção e reforma de mobiliário escolar, há também a produção de mobiliário administrativo, com cinco oficinas instaladas no sistema e capacidade para produzir 130.000 peças por ano.

O laminado de espuma, produto desenvolvido para atender necessidades especiais da própria SAP, é produzido em uma oficina especializada, que pode atender até 240.000 unidades no mesmo período. Já a área de confecção/corte industrial está presente em 11 unidades de produção, com capacidade para produzir 1.300.000,00 peças.

Com 30 Centros de Produção e Qualificação Profissional espalhados pelo sistema penitenciário paulista, a Funap gera, diretamente, uma média de 1.600 postos de trabalho anualmente. Todo este trabalho, além de resultar em produtos consumidos pela própria SAP, também é comercializado para outras instituições, como Metrô; CPTM; Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo; Artesp; Secretaria da Fazenda; Secretaria da Agricultura; USP; Prefeituras de São Paulo, Botucatu, São Sebastião, Itapeva, Pirajuí, Taquarituba, Santos, Guarujá, além de diversas empresas do ramo privado.