28/03/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Diretor da unidade de Iperó é homenageado durante aniversário da cidade

Reginaldo Custódio de Camargo recebeu título de cidadão Iperoense

O diretor da Penitenciária “Odon Ramos Maranhão”, de Iperó, Reginaldo Custódio de Camargo, recebeu no dia 20 de março, o título de cidadão Iperoense, na Câmara Municipal de Vereadores. A homenagem aconteceu devido a diversas contribuições sociais que Camargo vêm desenvolvendo na cidade.

Morador da cidade de Iperó, interior de São Paulo, há exatos 18 anos - desde quando era diretor de segurança da unidade prisional-, Camargo ascendeu à direção da penitenciária em 2006. Atuando como diretor geral, há 12 anos, ele desenvolve atividades sociais, como a doação de brinquedos para crianças de baixa renda e para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), fabricados pelas empresas parceiras do presídio, além da manutenção constante da escola vinculadora, E.E Estação George Oetterer. Somente o ano passado mais de 2 mil brinquedos foram distribuídos para escolas, creches, e instituições assistenciais.

A cada ano, o Poder Legislativo costuma homenagear um cidadão que tenha contribuído para o crescimento do município, durante o aniversário da cidade. Este ano, Iperó completou 53 anos, ocasião em que Camargo recebeu o título de cidadão Iperoense.

Para Reginaldo, além do bem-estar das pessoas beneficiadas, as ações sociais são também importantes para contribuir com a imagem da unidade prisional, uma vez que as pessoas dificilmente esperam algo positivo de uma prisão.

“Esse reconhecimento é de suma importância para inclusão da unidade prisional no contexto do município, uma vez que sempre foi vista pelos munícipes como um entrave indesejável. Através de muito trabalho, a visão da sociedade Iperoense tem mudado, e eu não fiz isso sozinho. Agradeço muito aos funcionários e aos parceiros da unidade, que nos fornecem os brinquedos”, encerrou Camargo.

Escola Vinculadora

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e com a Fundação "Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap), a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) tem garantido o acesso da população carcerária ao ensino, através das escolas vinculadoras, em cumprimento da Lei federal 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - que garante a oferta de educação a jovens e adultos privados de liberdade.

Professores da E.E. Estação George Oetterer, de Iperó, dão aulas na Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” desde 2013. Atualmente são 241 reeducandos matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as aulas são ministradas dentro do próprio ambiente prisional.