02/03/12 | Rafael Marinho - Assessoria de Imprensa - SAP

Servidores criam nova forma de revista em unidade prisional

Ferramenta inovadora inspirada em brinquedo ajudará na segurança no CDP de São Bernardo do Campo

Ferramenta inspirada em brinquedo antigo

Em 2008, diante das dificuldades enfrentadas pelos servidores, em revistar locais escuros e inacessíveis, no Centro de Detenção Provisória de São Bernardo do Campo, onde presos poderiam esconder celulares e drogas, o ASP Marciany Aparecido Nantes da Silva teve a ideia de revistar esses locais somente com uma lanterna e um espelho para localizar os objetos referidos.

A partir desse momento, percebendo bons resultados e conseguindo apreensões de drogas e celulares, optou pela criação de um objeto novo de trabalho, em que facilitaria ainda mais o trabalho dos agentes. Auxiliado pelo também servidor Wilson Aurélio Mendonça cogitaram a criação de uma ferramenta inspirada em um Poliópticon, brinquedo bem antigo em que tinha as funções de binóculo, microscópio e periscópio.

Servidor usando a nova ferramenta de trabalho


Dessa forma foi que em 2010, a dupla usou a criatividade baseando - se na ideia do brinquedo e, com todos os materiais simples em mãos – além do custo baixo – resolveram criar uma espécie de periscópio, porém de uma forma mais aprimorada, com uma lanterna, sendo possível ter a imagem nítida de locais escuros como banheiros e alguns buracos.

Hoje a unidade trabalha com duas peças e são utilizadas constantemente em revistas. A ferramenta é composta por espelhos e uma mini lanterna em sua parte inferior.