Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

27/03/18 | Kelma Jucá - Corevali

SAP promove curso de Inteligência

Encontro reuniu mais de 100 servidores de diferentes órgãos; foco é o combate ao crime organizado

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) realizou o 45º Curso Básico de Inteligência Penitenciária para Outros Órgãos (CBipeno), de 12 a 16 de março, no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em Taubaté, interior de São Paulo. Organizado pelo Setor de Inteligência da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), o treinamento foi uma parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen).

O objetivo do curso foi apresentar métodos eficientes de combate ao crime organizado e o público-alvo foi composto por 124 profissionais previamente selecionados, dentre os quais 105 eram servidores da SAP e 19 outros de instituições da área da segurança pública.

Da Corevali, foram escolhidos servidores de cada uma das 18 unidades prisionais. A proposta principal é formar um grupo de assessoria com pessoas estratégicas para tomadas de decisão.

Das instituições parceiras estavam representantes da Polícia Militar, do Ministério Público, do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Federal.

Para o coordenador da Corevali, Nestor Pereira Colete Junior, a oportunidade é importante por estreitar o relacionamento entre os diferentes órgãos de Inteligência do Estado. “Essa Comunidade de Inteligência formada nos fortalece, pois cria uma rede de colaboradores entre si”, disse. “A partir dos ensinamentos aprendidos, nossos agentes podem passar a usar e a aplicar uma metodologia padrão para colher dados e informações na luta contra o crime organizado”, completou.

aasassa
Topo