22/03/18 | Amanda de Oliveira - CRC   Fotos: Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba

Diretora do CRF de Piracicaba é homenageada no Dia Internacional da Mulher

Celeste Varella foi reconhecida pelas ações sociais que desenvolve dentro da unidade prisional

A diretora do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) “Carlos Sidnes Cantarelli” de Piracicaba, Celeste Maria Varella Abamonte recebeu uma moção de aplausos, na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pelas ações sociais que vem desenvolvendo na unidade prisional em benefícios das reclusas.

A homenageada está na direção do estabelecimento penal há cinco anos, mas já acumula 28 anos de experiência no sistema. Formada em Serviço Social e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Celeste se emocionou ao falar das conquistas que têm alcançado e reconheceu que todo o êxito vem do comprometimento de seus funcionários e das pessoas de bem que batem à porta do CRF querendo ajudar. “Eu estendo esse prêmio a minha equipe, aos colaboradores e a todos que acreditam nesse trabalho”, diz Varella.

Durante a cerimônia, a vereadora Nancy Thame, idealizadora da homenagem, destacou as muitas realizações que a diretora do CRF têm feito em prol da ressocialização das mulheres presas. Ações como a “Jornada de Cidadania e Empregabilidade” e a parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) foram citadas durante a leitura do texto da moção de aplausos.

Ações Sociais

Além de ser peça fundamental na conclusão do curso de Libras, no final do ano, de uma das mulheres detidas no CRF, Celeste conseguiu parceria com Semtre, onde reeducandas podem se profissionalizar através do Time do Emprego Piracicaba - um programa gratuito de orientação e apoio ao trabalhador maior de 16 anos, desempregado ou que busca seu primeiro emprego.

Uma vez por ano, acontece na unidade a “Jornada da Cidadania e Empregabilidade”, um projeto que a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) põe em prática desde 2015 em todos os estabelecimentos penais do Estado. O objetivo da ação é proporcionar aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los no retorno à sociedade, trazendo para dentro do sistema penitenciário um mutirão de ações que fornecem importantes ferramentas no processo de ressocialização.

O evento tem a participação ativa de parceiros como o IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), que atua na emissão de Registros Gerais - RGs; a Sert (Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho), que emite Carteiras de Trabalho e Previdência Social; a Defensoria Pública do Estado de São Paulo que realiza Plantão de atendimento judiciário; a SJDC (Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania), que através dos servidores do GCAE (Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade) da CRSC fornecem o cadastro para emissão de Certidões de Nascimento, Casamento e de Óbito; e Secretaria de Saúde do Município.

Dentro da programação há palestras de motivação, testes rápidos de HIV e sífilis, corte de cabelo e outros serviços.