Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/03/18 | Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

SAP e Secretaria da Agricultura assinam protocolo para capacitação de reeducandos

Foco da medida é produção de mudas para o Programa Nascentes

Na última segunda, 19, as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP) e de Agricultura e Abastecimento assinaram protocolo de intenções para implantação e execução continuada do Programa de Formação e Qualificação de reeducandos em noções básicas de produção de mudas e plântulas de essências florestais nativas. O foco é na produção para o Programa Nascentes, do qual a SAP é uma das secretarias participantes desde 2015 e produziu desde então 250 mil mudas em 13 presídios.

Com isso, a partir de agora os presídios do Estado precisam apenas manifestar interesse para o Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura. A partir daí os técnicos daquela Pasta fazem uma visita e elaboram um plano de trabalho em conjunto com o diretor do estabelecimento prisional. A Agricultura fica responsável inclusive em fornecer os insumos, ferramentas e equipamentos necessários para realização da capacitação, além de realizar as adequações do espaço que servirá como viveiro.

O primeiro presídio a ser contemplado será o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) "Prof. Noé Azevedo" de Bauru III, que daqui a cerca de três meses iniciará a primeira capacitação. A previsão é que sejam produzidas pelo menos 50 mil mudas em até seis meses só naquela unidade.

A assinatura do protocolo aconteceu durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Geraldo Alckmin; do vice Márcio França; do secretário da Administração Penitenciária Lourival Gomes; do secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa; do secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Fábio Meirelles; do diretor executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Gabriel Veiga; do diretor executivo do Itesp de 2010 a 2017, Marco Pilla; deputados estaduais, prefeitos, representantes de cooperativas e centenas de produtores rurais de todas as regiões do Estado.

aasassa
Topo