Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

22/03/18 | Amanda Oliveira - CRC

CDP de Jundiaí oferece curso de artes para servidores e detentos

Oficina de pintura terá oito semanas de duração e oferecerá certificado

Em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura, o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Marcos Antônio Alves Bezerra”, de Jundiaí está promovendo um curso de artes para reeducandos e servidores. A oficina de pintura tem como objetivo o aprimoramento intelectual e a ampliação do programa educacional de todos os envolvidos. Essa não é a primeira vez que projetos são desenvolvidos no CDP, pensando no bem-estar do ser humano. Recentemente a unidade ganhou destaque nas mídias por desenvolver, em parceria com a pastoral carcerária, o projeto “Formiguinha”, que consiste em atender crianças filhas de detentos.

Segundo o diretor do CDP, Alexandre Apolinário de Oliveira, a ideia de levar uma oficina de pintura para dentro do estabelecimento penal surgiu da necessidade de criar novas oportunidades e contribuir para o processo de humanização. “Percebemos a necessidade de oferecer aos participantes, em especial aos detentos, uma nova oportunidade, compreendendo um trabalho educativo e visando ao desenvolvimento humano”, diz Apolinário.

As aulas estão acontecendo em sala de aula, dentro da unidade prisional e terão duração de oito semanas, sendo quatro para os custodiados e quatro para os servidores, com uma carga horária de duas aulas por dia.

Apesar de ser uma experiência nova para o professor de artes, Andrey Prestes, de 37 anos, ele diz não haver diferença entre ministrar aulas em uma escola formal e em um estabelecimento penal.

Aos alunos do curso será ofertado certificado de participação.

Projeto “Formiguinha”

Intitulado “Formiguinha”, o projeto foi idealizado em parceria com a pastoral carcerária, e tem o apoio de estudantes do curso de pedagogia e mestrandos de psicopedagogia, que são responsáveis pelas brincadeiras, pinturas de desenhos e contam histórias para filhos de detentos. As atividades ocorrem do lado de fora da portaria do CDP antes das crianças entrarem para fazer os procedimentos de revista para a visitação.

aasassa
Topo