Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

15/03/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Programa de Educação para o Trabalho ajuda detentos na reinserção social

Reeducando da PI de Itapetininga cria projeto de lava-rápido

Com 39 anos de idade e cheio de expectativa para o futuro, L.B, antes da prisão, trabalhava como encanador industrial. Em 2014 havia conquistado uma bolsa integral de estudos, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e planejava cursar faculdade de Gestão em Tecnologia da Informação. O que L.B não imaginava era que sua vida tomaria um rumo diferente, porém, nada promissor. Naquele mesmo ano, ele se envolveria com o tráfico de drogas e seria condenado a passar seis anos e oito meses na prisão.

Ao tornar-se encarcerado só pensava em suas três filhas, na escolha errada que fizera e na oportunidade que perdera. O que ele não sabia é que dentro do sistema prisional, teria a chance de recuperar o que aparentemente estava perdido. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) possui diversas parcerias com instituições e empresas a fim de promover a reinserção social. Foi então que L.B, ao passar pelo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, conheceu o Programa de Educação Para o Trabalho (PET) e Cidadania “De Olho no Futuro”, da Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap).

Por meio do programa, L.B. desenvolveu competências que o ajudaram a ter mais possibilidades de êxito em sua reinserção social e profissional, passou a receber remuneração por trabalhar como monitor e, assim, auxiliar outros reeducandos.

Ao ser transferido para a Penitenciária “Jairo de Almeida Bueno” de Itapetininga I, o reeducando deu continuidade ao seu processo de aprendizagem e desenvolveu um projeto de empreendedorismo que visa a criação de um lava-rápido.

De acordo com o diretor da unidade de Itapetininga I, Odirlei Arruda de Lima, A SAP estimula o empreendedorismo com o objetivo de que o reeducando saia do sistema prisional com oportunidades e capacidade para abrir o próprio negócio, uma vez que eles enfrentam uma alta resistência ao tentar entrar para o mercado formal.

“Estimulamos o trabalho autônomo, mas de forma orientada de acordo com o potencial de cada um e para que eles possam ter um futuro melhor”, afirma o gerente regional de Sorocaba da Funap, Marcelo Miquelini.

“De Olho no Futuro”

O programa abrange temas como comunicação, superação, criatividade, inovação, mundo do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade, elétrica, hidráulica, panificação, informática, atividades culturais e salas de leitura. Lançado há quase cinco anos, o PET proporciona aos detentos a oportunidade de participar de atividades que favoreçam mudanças no seu comportamento, visando o desenvolvimento pessoal e profissional, além da redução de pena a cada 12 horas de estudo. Na Penitenciária “Jairo de Almeida Bueno” de Itapetininga I, atualmente, 46 presos fazem parte do curso.

aasassa
Topo