01/03/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Um futuro melhor através da educação

HCTP I de Franco da Rocha incentiva o estudo em projeto de volta às aulas e reeducanda de CRF inicia faculdade

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Pacientes assistindo à palestra no HCTP I de Franco da Rocha

A educação amplia os horizontes do homem, tornando-o mais preparado para batalhar diariamente e, consequentemente, conquistar seus objetivos. Com a finalidade de estimular os pacientes a ingressar nas atividades escolares deste ano, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico “Professor André Teixeira Lima” (HCTP I) de Franco da Rocha promoveu o projeto “Volta às aulas – Um passo para o futuro”, em 10/02.

A diretoria de Educação e Recreação do hospital, em parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), levou palestras, debates, apresentações de vídeos e histórias de egressos que, através do estudo, se destacaram em empresas, universidades e na sociedade em geral. Os pacientes também foram informados sobre as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano e tiveram a oportunidade de se familiarizar com os novos colegas de sala.

O projeto mostrou-se eficaz, uma vez que 285 pacientes já se inscreveram para as atividades de início do ano letivo, sendo 75 inscritos nas aulas de alfabetização, ensino fundamental e médio; 56 nas aulas de desenho; 37 em dança e expressão corporal; 37 em teatro e coral e 80 em modalidades esportivas. “Ficamos realmente surpresos com o alto índice de adesão dos pacientes”, comentou o diretor do HCTP, Luiz Henrique Negrão. Ele diz ainda que, uma vez matriculados, os pacientes poderão aprimorar o processo de aprendizado a partir de técnicas psicognitivas, além de trabalhar a autoimagem, pontualidade e superação de dificuldades.

Os pacientes ainda terão a oportunidade de frequentar aulas que os capacitarão profissionalmente. A direção do hospital informou que está prevista para o primeiro semestre de 2012, a realização de um curso técnico profissionalizante. No ano passado, 13 pacientes obtiveram certificados no curso de Panificação Artesanal.

O hospital também promove um projeto, em parceria com o núcleo de psicologia, para realização conjunta de atividades esportivas e oficinas operativas direcionadas a pacientes com histórico de uso de substâncias psicoativas. “Trabalhar o processo de abstinência e prevenção de recaída de forma multidisciplinar, além de facilitar a implantação da proposta terapêutica, pode trazer frutos ainda mais grandiosos, uma vez que é colocada à disposição do indivíduo uma gama de opções para superar essa fase tão marcante e difícil, vivenciada pelo dependente químico”, enfatiza o diretor do centro de assistência complementar e um dos idealizadores do projeto, Gláucio Rogério.

Exemplo de quem está prosperando

Uma reeducanda do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José dos Campos mostrou que, com força de vontade e dedicação, é possível chegar à educação superior. Carolina Paula Faria dos Santos prestou vestibular para o curso de Logística na Faculdade de Tecnologia (Fatec) e obteve a 7ª colocação no processo seletivo. Com a autorização da juíza da Vara de Execuções Criminais (VEC) local, a reeducanda já começou a frequentar as aulas. Carolina ainda foi aprovada no curso de Pedagogia da Universidade Paulista (Unip), mas optou pelo outro curso por ser gratuito.

Vale ressaltar que atualmente, 14 detentos de diferentes presídios do Estado estão cursando o nível superior.