28/02/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Reclusa do CRF de Piracicaba ganha curso profissionalizante

Após concluir curso de Libras, Gabriela seguiu se profissionalizando, como operadora de caixa

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) coleciona várias histórias de reviravoltas positivas da vida e de superação, mostrando que vidas podem, sim, serem resgatadas. O relato a seguir é da jovem Gabriela Rodopiano, de 31 anos, reclusa no Centro de Ressocialização Feminino (CRF) “Carlos Sidnes Cantarelli” de Piracicaba, desde 2013, por tráfico de drogas. Através do incentivo da diretora da unidade prisional, Celeste Varela Abamonte, Gabriela concluiu em dezembro de 2017, o curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), o que, desde então, vem abrindo portas para a reeducanda alçar voos mais altos.

Ao se destacar no curso, a estudante conquistou a atenção do secretário Municipal de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista, que a convidou para fazer parte do Time do Emprego Piracicaba- um programa gratuito de orientação e apoio ao trabalhador maior de 16 anos, desempregado ou que busca seu primeiro emprego.

Através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), Gabriela seguiu aproveitando as oportunidades que lhe foram concedidas e ingressou, em janeiro, no curso profissionalizante de Operador de Caixa, do Programa do Governo de Qualificação Profissional (Peq), com direito à bolsa auxílio.

O desempenho da reeducanda abriu portas, também, para mais duas colegas de CR que, ao concluírem o curso com previsão para término em março, receberão certificado e terão a possibilidade de emprego, quando estiverem em liberdade.

A realização

Com um sorriso largo e olhos brilhantes, Gabriela é grata ao Semtre e à diretora, Celeste. A jovem disse que desde criança sonhava em aprender Libras e acrescenta que a felicidade vai além da conquista profissional, trata-se da realização pessoal.

Segundo Gabriela, a sua pretensão era aprender a linguagem dos sinais para ajudar as pessoas no conhecimento bíblico, mas com o passar do tempo, esse sonho foi deixado de lado, por causa do rumo inesperado que sua vida tomou.

O tempo passou e agora a vida está lhe dando outra oportunidade, finalmente, ela conseguiu fazer o curso e até conta como ficou emocionada no dia da formatura, por ter oportunidade de falar em público.

“Me senti alguém importante. Falei para muitas pessoas no dia da minha formatura no curso de Libras e agora alimento o sonho de seguir a carreira de intérprete”, finalizou Gabriela.

A reeducanda que abraçou a oportunidade de estudar e segue fazendo parte do Time do Emprego Piracicaba, disse que está motivada para enfrentar o mercado competitivo, e que se sente confiante e feliz não só por concluir mais um curso, mas por servir de inspiração para mais duas mulheres reclusas no CR.