Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/02/18 | Arnaldo Martins – Coordenadoria de Saúde

Campanha “Mulheres de Peito” acontece na SAP

Tremembé e Votorantim já receberam a Carreta de Mamografia

A Coordenadoria de Saúde iniciou, no dia 15 de janeiro, a campanha de mamografia “Mulheres de Peito”. Em parceria com a Secretaria da Saúde, o programa pretende levar à todas unidades prisionais femininas do Estado, o atendimento de prevenção ao câncer de mama.

A ação leva aos presídios uma carreta com a infraestrutura necessária para realizar exames preventivos ao câncer de mama e outras doenças, e permite às mulheres privadas de liberdade, na faixa etária de 40 a 69 anos, o acesso ao exame de mamografia.

Caso ocorra alterações no resultado do exame, é feita a ultrassonografia na própria carreta e, caso apareça algum nódulo, providencia-se a punção para biópsia e daí se encaminha para tratamento cirúrgico ou quimioterápico. Se o resultado do exame não apresentar alterações, somente deverá ser adotado o cuidado de repeti-lo regularmente.

Inicialmente, a Carreta de Mamografia foi instalada na Penitenciária Feminina de Tremembé II e realizou os exames com as presas e servidoras das unidades femininas da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), onde foram feitas 364 mamografias e realizados 29 exames de ultrassonografia.

Após a conclusão dos exames na região da Corevali, a carreta foi deslocada para a Penitenciária Feminina de Votorantim, onde realizou 155 mamografias e 9 exames de ultrassonografia. A carreta também fez os exames na população prisional e nas servidoras da Penitenciária Feminina de Pirajuí, com cerca de 344 mulheres atendidas.

aasassa
Topo