Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/02/18 | Pierre Cruz – Corevali

Corevali promove ações de saúde mental e emocional

Foram realizadas em unidades prisionais e na sede da Corevali palestras sobre o tema

O início do ano é marcado pela campanha "Janeiro Branco", projeto idealizado por psicólogos e psiquiatras do Brasil com a intenção de ampliar o debate a respeito da saúde mental e do bem-estar emocional. A Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) não ficou de fora e promoveu atividades para os servidores em sua sede e nos estabelecimentos penais.

As ações são desenvolvidas pelo Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Corevali e por integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das unidades prisionais.

Durante o mês de janeiro, foram ministradas palestras com profissionais da área da saúde e propostos debates pautados na temática da campanha, além de panfletagem, atividades especiais e afixação de cartazes. Para simbolizar a importância do projeto, houve a distribuição de laços brancos na Penitenciária de Tremembé I.

Com o intuito de aliviar eventuais pressões psicológicas e emocionais dos servidores, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes inaugurou o projeto "Dia da Fala", que teve início no dia 25 de janeiro. Trata-se de uma reunião semanal em que os funcionários trocam experiências pessoais em um momento voltado para a conversação.

A integração entre o corpo, a mente e o autoconhecimento foram tema da palestra com a assistente social Simone Lobato e com a psicóloga Ana Claudia de Andrade Ribeiro, no dia 31 de janeiro, no CDP de Taubaté. Na ocasião, esteve presente a psicóloga Juliana Saar Andrade da Silva, da Célula de Referência Técnica da Corevali, que apresentou as ações do CQVidass e o propósito do projeto "Janeiro Branco".

A atividade ainda teve como convidado especial o terapeuta holístico Moisés Cunha Chaves, que explicou como as terapias alternativas auxiliam no bem-estar dos indivíduos; no final da palestra, ele realizou um momento de relaxamento com os participantes.

No dia 1 de fevereiro, a Penitenciária Feminina de Tremembé I realizou um debate coordenado pela psicóloga Walmira Teodoro sobre ocorrências do dia a dia que podem afetar a saúde mental dos servidores. O encontro contou, também, com a presença de um agente de escolta e vigilância penitenciária (AEVP) formado em Educação Física, que abordou a importância das atividades físicas para a mente.

Em continuidade às ações do "Janeiro Branco", o CDP de Suzano promoveu duas palestras, nos dias 14 e 21 de fevereiro, em que foram abordadas a prevenção ao suicídio.

Unidades que aderiram à campanha Janeiro Branco:

Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba
Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes
Centro de Detenção Provisória de Suzano
Centro de Detenção Provisória de Taubaté
Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá
Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos
Penitenciária de Potim I
Penitenciária de Potim II
Penitenciária de Tremembé I
Penitenciária Feminina de Tremembé I
Penitenciária Feminina de Tremembé II
Sede da Corevali

aasassa
Topo