Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

28/02/18 | Sonia Pestana – Coremetro

Janeiro Branco: ações em saúde mental na Coremetro

Campanha visa alertar servidores para os problemas de adoecimento emocional e mental

Com foco no combate ao adoecimento emocional, a campanha Janeiro Branco de 2018 da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária, colocou em evidência a importância do cuidado da saúde mental dos servidores. Dentre as 28 unidades da coordenadoria, as ações foram pontuadas por palestras com profissionais de saúde e vídeos motivacionais.

Durante o mês de janeiro, paralelamente, as unidades prisionais afixaram cartazes de divulgação e informação com temas relacionados ao Janeiro Branco e à saúde mental. O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros IV, contudo, vem promovendo palestras de orientação de “Prevenção ao Combate ao Suicídio” desde dezembro do ano passado. Para essa ação, contou com a participação do psicólogo Lúcio Mário da Silva. A ideia da direção da unidade é fazer ações permanentes sobre o tema.

O CDP Chácara Belém II contou com a colaboração de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), que orientaram os servidores sobre a importância de saber ouvir um amigo ou um parente. Já na palestra proferida no CDP Chácara Belém I a profissional de saúde apresentou outros tipos de transtornos mentais comuns hoje em dia, a exemplo da esquizofrenia, depressão, fobias, pânico, anorexia, bulimia, Alzheimer e drogas lícitas ou ilícitas.

Ação diferenciada foi feita no CDP “ASP Willians Nogueira Benjamin”, de Pinheiros II. A unidade promoveu palestra com um dos integrantes do grupo “Doutores da Alegria” que destacou a importância do equilíbrio entre saúde física e mental. O evento também contou com a presença da diretora da Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), Iracema Costa Jansson.

As demais unidades da Coremetro, igualmente, mostraram empenho e criatividade para abordar a campanha Janeiro Branco com ações em saúde mental. Nesse sentido, foram relatadas palestras de profissionais de saúde, assim como apresentações de filmes sobre o tema nos CDPs Diadema, Feminino de Franco da Rocha, Guarulhos I e II, Itapecerica da Serra, Mauá, Osasco I e II, Pinheiros I e III, Santo André e Vila Independência. Iniciativas semelhantes foram feitas pelos Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) do Butantan, Franco da Rocha e São Miguel Paulista, e pelas Penitenciárias de Franco da Rocha I, II e III, Guarulhos I e II, Femininas da Capital e Sant’Ana, Parelheiros e pela própria Coremetro, esse último com explanação do psiquiatra Paulo Sérgio Calvo.

aasassa
Topo