28/02/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Cidadania é preocupação do CRF de São José do Rio Preto

Unidade auxilia reeducandas na regularização de documentos e será local de votação nas eleições deste ano

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Reeducanda teve oportunidade de regularizar RG

Através do projeto Resgatando a Cidadania, reeducandas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José do Rio Preto tiveram a oportunidade de regularizar sua documentação, em 27/01, na própria unidade prisional. Graças à parceria com a Agência Poupatempo da cidade, foi possível emitir a segunda via do RG de 64 detentas.

O principal objetivo do projeto já está no nome: resgatar a cidadania das presas, através da regularização de documentos como Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho, facilitando o retorno ao convívio social e ao acesso ao mercado de trabalho. Desde 2010, foram regularizados na unidade 225 RGs, 147 CPFs, 41 títulos eleitorais e 60 carteiras de trabalho. “A demanda da regularização de documentos é para que essas reeducandas possam retomar suas vidas com dignidade e amplo exercício da cidadania, pensado no ponto intrínseco da reintegração”, comenta o diretor do presídio, João Antonio Lopes Poli.

Vale ressaltar que 52 detentas poderão exercer seu papel de cidadã nas eleições municipais deste ano, já que o CRF será uma Zona Eleitoral de São José do Rio Preto.