Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/02/18 | Amanda de Oliveira - CRC

Projeto “Formiguinha” atende cerca de 70 crianças no CDP de Jundiaí

Aos finais de semana voluntários contam histórias para filhos de detentos

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí deu início a mais um projeto pensando na ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Dessa vez os beneficiados são as crianças que visitam seus familiares no estabelecimento prisional.

Intitulado “Formiguinha”, o projeto foi idealizado em parceria com a pastoral carcerária, tem o apoio de estudantes do curso de pedagogia e mestrandos de psicopedagogia, que são responsáveis pelas brincadeiras, pinturas de desenhos e contam histórias para os pequenos.

O diretor, Alexandre Apolinário de Oliveira, disse que é satisfatório desenvolver um projeto desta dimensão dentro da unidade, visto a alegria das crianças. “É com grande satisfação que trabalhamos para o desenvolvimento da autoestima da criança, um elemento de progresso e conquista que poderá ser de grande valia para formar verdadeiros cidadãos em um futuro próximo”, diz Oliveira.

As atividades ocorrem do lado de fora da portaria do CDP, antes das crianças entrarem para fazer os procedimentos de revista para a visitação. Segundo o supervisor, Marcos Rogério Sartori, a unidade precisava desenvolver atividades voltadas para as crianças que durante os finais de semanas visitam seus familiares. “Em razão da presença constante de crianças no CDP durante os finais de semana, a unidade percebeu a necessidade de se criar um projeto educacional que as incentivasse à leitura e fortalecesse o vínculo familiar”, diz o supervisor.

Cerca de 70 crianças são atendidas a cada final de semana e ainda de acordo com Sartori, o objetivo principal é promover a inclusão social de crianças, por meio da amizade, cooperação, união e autoestima.

Para um dos responsáveis pela pastoral carcerária, o padre Clovis W. Fontenla, buscar apoio para o desenvolvimento das ações foi imprescindível. “Empenhei-me em firmar parcerias com entidades religiosas, Universidades e ONGs, a fim de beneficiar as crianças que frequentam o local”, encerrou o padre.

A satisfação

Para a mãe do pequeno P.H.V, de 8 anos, esse projeto foi uma ótima ideia e tem ajudado as crianças que vão visitar os familiares na prisão. Segundo seu depoimento, o comportamento do filho mudou. “Observei que em outras ocasiões, meu filho demonstrava muita ansiedade e inquietude. Hoje quando chegamos aqui, ele corre rapidamente em direção às monitoras, se juntando às outras crianças. Esse projeto o deixou mais alegre e é uma satisfação para mim, como mãe, perceber que ele não fica mais triste ao vir aqui. Parabéns ao CDP pela iniciativa”, finalizou V.P.L.

aasassa
Topo